Análise da temperatura superficial terrestre no municipio de São José - SC a partir de imagens Landsat 8
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A urbanização e o crescimento das cidades formando conglomerados de edificações causam efeitos que podem ser sentidos pela população no ambiente que vivem e alteram as condições do local, principalmente a temperatura. O objetivo deste artigo é localizar essas variações, identificando quais partes do ambiente terrestre estudado possuem as maiores variações, como causa direta da urbanização e usando de técnicas de sensoriamento remoto com o uso de algoritmos para obtenção de temperatura da superfície horizontal na faixa infravermelho termal do sensor landsat-8, banda 10. Com esses cálculos é possível localizar as maiores diferenças de temperatura de superfície em diferentes substratos e a influência da vegetação terrestre sob a temperatura da superfície. Essas técnicas, somadas a outras existentes, auxiliam a melhor compreensão dos efeitos antropogênicos nas condições de microclima e seus efeitos.
Assim sendo, o estudo conseguiu definir como cada substrato influencia na temperatura da superfície e sua distribuição em diferentes pontos da área estudada.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.