Uma Capacitação de docentes para prática de Mindfulness em sala de aula: construção e validação de produto educacional
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Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da construção e validação de produtos educacionais sobre a prática de meditação Mindfulness para docentes de cursos técnicos da área da saúde. Trata-se de estudo metodológico, transversal, prospectivo, abordagem qualitativa, amostra não probabilística e selecionada por conveniência. Os produtos educacionais produzidos foram validados utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Participaram 14 docentes dos cursos técnicos do Senac Tiradentes, município de São Paulo. Foram elaborados uma Aula Instrucional e um Guia Medita & Ação. Os docentes descreveram que após a capacitação sentiram-se em paz, bem-estar, harmonia, calma, tranquilidade, melhora da concentração e foco e maior equilíbrio das emoções e pensamentos. A maior parte dos docentes relataram que se sentiram à vontade para praticar com os alunos e sugeriram que ocorressem mais práticas com os docentes para aumentar a segurança. Quanto à validação dos produtos educacionais, observou-se concordância acima de 80% para os critérios de estrutura/apresentação, objetivos e relevância. A prática da meditação pode ser utilizada como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula. Sugere-se que novos estudos sejam realizados para analisar, a longo prazo, os efeitos da prática com os alunos.
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