Uma Capacitação de docentes para prática de Mindfulness em sala de aula: construção e validação de produto educacional

Conteúdo do artigo principal

Liliane Almeida Barros
https://orcid.org/0009-0005-4427-3400
Rosamaria Rodrigues Garcia
https://orcid.org/0000-0001-9454-6810
Marcela Charantola Rodrigues
https://orcid.org/0000-0002-7421-7013

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da construção e validação de produtos educacionais sobre a prática de meditação Mindfulness para docentes de cursos técnicos da área da saúde. Trata-se de estudo metodológico, transversal, prospectivo, abordagem qualitativa, amostra não probabilística e selecionada por conveniência. Os produtos educacionais produzidos foram validados utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Participaram 14 docentes dos cursos técnicos do Senac Tiradentes, município de São Paulo. Foram elaborados uma Aula Instrucional e um Guia Medita  & Ação. Os docentes descreveram que após a capacitação sentiram-se em paz, bem-estar, harmonia, calma, tranquilidade, melhora da concentração e foco e maior equilíbrio das emoções e pensamentos. A maior parte dos docentes relataram que se sentiram à vontade para praticar com os alunos e sugeriram que ocorressem mais práticas com os docentes para aumentar a segurança. Quanto à validação dos produtos educacionais, observou-se concordância acima de 80% para os critérios de estrutura/apresentação, objetivos e relevância. A prática da meditação pode ser utilizada como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula. Sugere-se que novos estudos sejam realizados para analisar, a longo prazo, os efeitos da prática com os alunos.

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Como Citar
Barros, L., Garcia, R., & Rodrigues, M. (2024). Uma Capacitação de docentes para prática de Mindfulness em sala de aula: construção e validação de produto educacional. Metodologias E Aprendizado, 7(1), 50–59. https://doi.org/10.21166/metapre.v7i1.4956
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosamaria Rodrigues Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Marcela Charantola Rodrigues, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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