Estágio supervisionado no ensino médio integrado Formação para o (mundo do) trabalho?

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Gleydnara de Carvalho França Grasel
https://orcid.org/0000-0002-8925-2380
José Vinicius da Costa Filho
https://orcid.org/0000-0003-2210-3329
Lúcio Ângelo Vidal
https://orcid.org/0000-0002-9187-9510
Marilza Vanessa Rosa Suanno
https://orcid.org/0000-0001-5892-1484
Amarilia Mathilde da Silva

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) promove a formação profissional do estudante preparando-o para o mundo do trabalho. O estágio supervisionado é um instrumento pedagógico que oportuniza a relação teoria-prática e a formação integral pretendida, utilizando o trabalho como prática formativa. Logo, este estudo identifica a concepção ontológica do trabalho enquanto princípio educativo nas publicações relacionadas ao estágio supervisionado no ensino médio integrado (EMI) ofertados na EPT. Como metodologia foi adotada a pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, utilizando-se de levantamento bibliográfico (2005 a 2023) que tenha como objeto a prática de estágio no EMI. Observou-se que a maior parte das pesquisas analisadas se estruturam a partir da concepção ontológica do trabalho. Ademais, os resultados apontam para estudos que indicam: i) a precarização do trabalho praticada mediante a atividade de estágio; ii) o estágio supervisionado como importante elemento da formação profissional; iii) dificuldades apresentadas nos processos de gestão dos estágios realizados. A pesquisa contribui com a agenda que debate o trabalho como princípio educativo.

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Como Citar
Grasel, G., Costa Filho, J., Vidal, L., Suanno, M., & Silva, A. (2024). Estágio supervisionado no ensino médio integrado: Formação para o (mundo do) trabalho?. Metodologias E Aprendizado, 7(1), 78–101. https://doi.org/10.21166/metapre.v7i1.4945
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Biografia do Autor

Gleydnara de Carvalho França Grasel, UFMT

Possui Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológia e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso(2008). Atualmente é Assistente em administração da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

José Vinicius da Costa Filho, IFMT

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDUrb). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Ciência Política, Direito e Gestão Pública.

Lúcio Ângelo Vidal, IFMT

Cursou Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (2000), graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), graduado em Ciências Contábeis pela UFMT (2023), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013) onde ensina disciplinas de Física do ensino médio e disciplinas de Física Geral do básico das Engenharias. Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Leciona as disciplinas de Bases Conceituais em EPT e Práticas Educativas em EPT. Integrou o grupo de pesquisa GPEP no referido mestrado de 2018 a 2021 e a partir de 2022 integra o grupo de pesquisa GPET. Atualmente é líder do grupo de pesquisa GPET. É representante docente do centro-oeste na Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado profEPT.

Marilza Vanessa Rosa Suanno, UFG

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Vice-presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Representante da Região Centro-Oeste da ANDIPE (2021-2022). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições) 2012-atual. Presidente RIEC Brasil (2022-). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT. Atua com as temáticas: Educação, Formação de Professores, Didática, Estágio curricular supervisionado, Complexidade, Transdisciplinaridade.

Amarilia Mathilde da Silva, IFMT

Doutoranda em Educação pela PPGE/UFG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), especialista em Educação de Jovens e Adultos (2007), MBA em Gestão de Talentos Humanos 2005) e possui graduação em Secretariado Executivo - Faculdades Integradas Cândido Rondon (2002), Atua como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Membro do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas.. Participa do Grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente: educação infantil, fundamental e superior Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Profissional, níveis Médio Integrado e Superior (Tecnólogo e Bacharelado) . Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, educação, educação profissional integrado ao ensino médio, educação tecnológica e bacharelado.

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