Explorando a Percepção Socioambiental dos Alunos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este plano de aula foi desenvolvido para alunos do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes sobre as mudanças na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, bem como promover uma consciência socioambiental mais profunda. A metodologia engloba 12 aulas, com foco em estratégias ativas como Trabalho em Pequenos Grupos, pesquisa bibliográfica, discussões, questionamentos e mapas conceituais.
Os objetivos específicos incluem avaliar a percepção socioambiental dos alunos, identificar fontes de informação sobre a crise socioambiental, analisar relações entre essa crise e a Bacia Hidrográfica, compreender o papel da escola e sociedade na sustentabilidade e gerar aspectos para a Educação Ambiental. A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração a participação, comportamento, entrega de trabalhos individuais e em grupo, criatividade e avaliação escrita.
Serão utilizados recursos como laboratório de informática ou biblioteca, além de materiais recicláveis para a construção de maquetes. A estrutura do plano busca fomentar o pensamento crítico, a interação e a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes explorar e compreender as complexidades da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. As referências utilizadas incluem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e obras que respaldam as estratégias didáticas propostas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12-07-2023.
LEÃO, Marcelo Franco; DUTRA, Mara Maria; ALVES, Ana Claúdia Tasinaffo. Estratégias didáticas voltadas para o ensino de ciências: experiências pedagógicas na formação inicial de professores. 1ª ed / Uberlândia – MG: Edibrás, 2018.
VEIT, Fundamentos da didática geral: livro didático / Maria Cristina Schweitzer Veit; design instrucional Marina Cabeda Egger Moellwald - Palhoça: UnisulVirtual, 2013.
VIEIRA, Rui Marques; VIEIRA, Celina Tenreiro. Estratégias de ensino-aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Coleção: Horizontes pedagógicos, sob a direção de António Oliveira Cruz. Instituto Piaget: Lisboa, 2005.