Espaços Acadêmicos e Composição Arquitetônica Construindo Possibilidades de Integração Pedagógica

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Leandro Magalhâes Mariani
https://orcid.org/0000-0002-8621-1380
Maria de Fatima Magalhães Mariani
https://orcid.org/0009-0003-6159-9723
Thiago Brazeiro Carlos
https://orcid.org/0000-0002-2344-5761

Resumo

Este trabalho buscou desenvolver uma proposta arquitetônica de campus. A análise dos aspectos históricos de implantação do ensino superior no Brasil foi fundamental para compreender a noção de campus e a relação entre a concepção arquitetônica e a reestruturação do modelo de ensino na década de 1960. A concepção arquitetônica de campus universitário no Brasil se insere no contexto da Arquitetura Moderna e nos princípios da Carta de Atenas. As instituições pioneiras nesse modelo, UnB e Unicamp, impulsionaram a revisão dos programas acadêmicos alinhados à inovação da estrutura física do espaço para promover a integração universitária. O período de 2000 a 2010 foi expressivo na criação de novos campi, muitos localizados nas cidades do interior. Neste contexto destaca-se a Univasf, cujo campus mais recente é o de Salgueiro-PE com os cursos de Engenharia de Produção e da Computação. A iniciativa da Univasf para Salgueiro contribuiu na escolha do terreno para a implantação do partido arquitetônico. O projeto do campus Salgueiro é uma referência local, tanto pelos serviços oferecidos, como pela estrutura arquitetônica. A pesquisa bibliográfica foi significativa para compreender o processo do surgimento do campus no Brasil, conhecer a história da constituição dos espaços acadêmicos e a importância da arquitetura universitária. As instituições pioneiras nesse modelo, UnB e Unicamp, impulsionaram a revisão dos programas acadêmicos alinhados à inovação da estrutura física do espaço para promover a integração. Á vista disso, o campus Salgueiro da UNIVASF,  foi escolhido como referência para posterior análise de proposta arquitetônica de campus em desenvolvimento.

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Como Citar
Mariani, L., Magalhães Mariani, M. de F., & Brazeiro Carlos, T. (2023). Espaços Acadêmicos e Composição Arquitetônica: Construindo Possibilidades de Integração Pedagógica. Metodologias E Aprendizado, 6, 676–684. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.4126
Edição
Seção
Artigos

Referências

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