Ciência cidadã Avaliação ecológica das águas do igarapé urbano Panelas por discentes de ensino fundamental de Altamira-PA

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Anderson Eudoxio Araujo
Ana Karina Moreyra
https://orcid.org/0000-0002-0588-7419

Resumo

Nos últimos anos a ciência tornou-se presente de inúmeras formas na sociedade, salientando-se, na saúde, tecnologias e meio ambiente. Deste modo, surgiu a necessidade do estreitamento das relações entre cientistas e a população. A ciência cidadã atua como ferramentas que possibilita a participação da sociedade em pesquisas científicas. Na área da Ecologia, esta abordagem permite a Educação Ambiental (EA), melhorando a compreensão do público-alvo sobre a necessidade da conservação da natureza. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a implementação de uma ação de ciência cidadã como ferramenta de EA em Ecologia Aquática de igarapés urbanos aos alunos voluntários das Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental Rui Barbosa e Maria Luiza da Silva Holanda. Para isso, foram utilizadas como metodologia de ensino a análise da qualidade microbiológica e fisco química da água, uso de bioindicadores (macroinvertebrados aquáticos) e avaliação visual das condições ecológicas em dois trechos do Igarapé Panelas por meio de Protocolo de Avaliação Rápida (PAR). A metodologia empregada foi eficiente para levar conhecimentos sobre Ecologia de igarapés urbanos aos alunos, que puderam avaliar a integridade ecológica do Igarapé Panelas (boa e ótima), distinguir suas fontes de poluição, identificar técnicas de avaliação da qualidade da água, além da, importância de conservação dos igarapés urbanos.  A ação de ciência cidadã surtiu excelentes efeitos sobre a assimilação dos conhecimentos repassados que contribuirão na formação dos discentes voluntários como cidadãos.

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Como Citar
Araujo, A., & Moreyra, A. (2023). Ciência cidadã: Avaliação ecológica das águas do igarapé urbano Panelas por discentes de ensino fundamental de Altamira-PA. Metodologias E Aprendizado, 6, 697–722. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.4124
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Artigos
Biografia do Autor

Ana Karina Moreyra, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2011) com Pós doutorado na área de Ecologia de Insetos aquáticos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus (2012). Atualmente é professora do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado do Pará, campus Altamira. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia aquática

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