Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico

Conteúdo do artigo principal

Cloves Alexandre de Castro
https://orcid.org/0000-0001-5383-6563
Reginaldo Leandro Plácido
Ivonete Telles Medeiros

Resumo

Este texto, fundamentado nas discussões sobre Educação Profissional e Tecnológica, pretende problematizar o processo histórico de implantação da educação tecnológica no Brasil, especialmente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para isso, busca em categorias da geopolítica e da geografia política elementos que explicitam os cenários, atores
e agentes no processo de construção do ensino superior e tecnológico no Brasil, por meio das disputas pela hegemonia do/no Estado brasileiro, em uma perspectiva espaço-temporal de longa duração. A pesquisa fundamenta-se em coleta de dados bibliográficos, com análise textual. Os resultados apontam que a construção e consolidação da educação tecnológica no
Brasil, especialmente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, contribuiu para a democratização dos conhecimentos científicos e culturais, voltado a diferentes grupos sociais.

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Como Citar
Castro, C., Plácido, R., & Medeiros, I. (2023). Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias E Aprendizado, 6, 516–533. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3983
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Artigos
Biografia do Autor

Cloves Alexandre de Castro, Instituto Federal Catarinense

Clóves Alexandre de Castro, doutor em Geografia, mestre em Geografia, graduado em Geografia. Professor no Instituto Federal Catarinense nos programas PROFEPT e PROFGEO. E-mail: cloves.castro@ifc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2019-0142

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal Catarinense

Reginaldo Leandro Placido, doutor em Educação, mestre em Teologia e História, graduado em Pedagogia, História e Geografia. Professor no Instituto Federal Catarinense. E-mail: reginaldo.placido@ifc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5608-2621

Ivonete Telles Medeiros, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Ivonete Telles Medeiros, doutora em Administração, mestre em Administração, graduada em Ciências
Contábeis e Matemática. Professora no Centro Universitário Leonardo da Vinci e na Universidade Regional de Blumenau. E-mail: net.telles@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1793-418X

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