Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas na Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As aprendizagens por problemas e projetos fazem parte de um momento atual de propostas de inovação didático-pedagógica. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017, orienta que sejam trabalhados campos de experiência na Educação Infantil, que podem ser considerados na implementação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Neste estudo, propõe-se uma reflexão sobre estes temas, envolvendo a BNCC, as aprendizagens por problemas e projetos e a Educação Infantil. A metodologia utilizada foi uma revisão e análise do referencial teórico e normativo, com vistas à confluência didático-pedagógica destas temáticas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
ANTUNES, Jeferson; DO NASCIMENTO, Verônica Salgueiro; DE QUEIROZ, Zuleide Fernandes. Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Informática na educação: teoria & prática, v. 22, n. 1, 2019. https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/88792
BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. https://www.bts.senac.br/bts/article/view/349
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.
BRASIL. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 20
BOROCHOVICIUS, Eli; TASSONI, Elvira Cristina Martins. Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma experiência no Ensino Fundamental. Educação em Revista. V. 37. 2021. p. 1-23. https://doi.org/10.1590/0102-469820706
BUSS-SIMÃO, Márcia. Experiências sensoriais, expressivas, corporais e de movimento nos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil. Debates em Educação, v. 8, n. 16, p. 184, 2016. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2405
CONDLIFFE, Barbara. Project-Based Learning: A Literature Review. Working Paper. MDRC, 2017.
DE BRITO, Aline Pereira. Metodologias Ativas Para Crianças. Educação E Cultura Em Debate, v. 6, n. 1, p. 9-13, 2020. https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/434/0
DEFILLIPPI, Robert J. Introduction: Project-based learning, reflective practices and learning. Management learning, v. 32, n. 1, p. 5-10, 2001. https://www.scirp.org/(S(351jmbntvnsjt1aadkozje))/reference/referencespapers.aspx?referenceid=3102706 Acesso em 03 de ago de 2023.
DE QUEIROZ SOUZA, Kênia Paulino; JOSÉ DE PINHO, Maria. Projetos na educação básica: um caminho para a criatividade. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 18, p. 319-334, 2020. www.upf.br/seer/index.php/rep
FLORIDI, Luciano. The 4th Revolution: How the infosphere is reshaping human reality. Oxford University Press, 2014.
GAMBÚS, Ana Letícia Marcolla; DA SILVA ARAÚJO, Louisiane; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. ESTILOS DE APRENDIZAGEM: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2011 A 2021. Educação em Foco, v. 27, n. 1, p. 27064-27064, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38666 Acesso em 03 de ago de 2023.
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Artmed Editora, 2009.
KNOLL, M. D. The project method: its vocational education origin and development. Journal of Industrial Teacher Education, v. 34, n. 5, Spring 1997. http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/JITE/v34n3/ Knoll.html
MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de pesquisa, p. 225-233, 2001. https://www.scielo.br/j/cp/a/pvQTSjNjyR4nkqGjkLTv9DJ/abstract/?lang=pt
MEYERS, C.; JONES, Thomas B. Promoting active learning. San Francisco: Jossey Bass, 1993
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.
MOURÃO, Renata Fernandes; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 10, p. 263-272, 2006. https://www.scielo.br/j/pee/a/5QvYWsqKpgdWFx3ypZpGzTr/
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, 2011. https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/320/1/01d14t01.pdf
PEREIRA, Sandra Gomes. Objetos de aprendizagem: metodologia ativa para o desenvolvimento das inteligências múltiplas por meio da música na educação infantil. 2021. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Penso Editora, 2020.
SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos; SILVA, Isabel de Oliveira. Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Educação e Pesquisa, v. 42, p. 131-150, 2016. https://www.scielo.br/j/ep/a/P4VsRVFtJyFWp9mTnLrx9Hm/?lang=pt&format=pdf
SOLOMON, Gwen. Project-based learning: A primer. Technology and learning-dayton-, v. 23, n. 6, p. 20-20, 2003. https://www.scirp.org/(S(lz5mqp453edsnp55rrgjct55))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=1850183
SOUZA, S. & DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 2015, v. 31, n. 5, p. 182-200. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/53947/1/2880-10049-1-PB.pdf.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de; GIARDINI, Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.17, n.52, p.455-478, abr./jun. 2017. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000200455&lng=pt&nrm=iso
WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.92, p. 62-69, fev. 1995. http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/742.pdf