Redescobrindo o sistema reprodutor Aprendizagem baseada no ensino investigativo

Conteúdo do artigo principal

Jones Baroni Ferreira de Menezes
https://orcid.org/0000-0002-9193-3994
Mayara Priscila Santiago Pereira
https://orcid.org/0000-0002-3031-7127

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa sobre temáticas relacionadas ao sistema reprodutor e tópicos sobre sexualidade. A sequência didática foi aplicada em uma turma eletiva de “Biologia para o Enem”. Participaram alunos da 2ª e 3ª séries de uma escola estadual de ensino médio, localizada no município de Maracanaú/CE. Foram necessárias 4 horas/aulas para sua aplicação, seguindo o modelo dos 5E. Podemos observar inicialmente que o entendimento conceitual sobre o sistema reprodutor era superficial. A partir daí foram propostas o desenvolvimento de pesquisa sobre o tema e elaboração de mapas mentais produzidos a partir de pesquisas feitas pelos alunos acerca da temática da aula. Em seguida, estes foram analisados e 77% estavam com todas as informações solicitadas e corretas conceitualmente. Isto posto, demonstra a eficácia da estratégia proposta, tendo os alunos participado de forma ativa, crítica, reflexiva e demonstrando efetivo entendimento do tema.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Menezes, J., & Pereira, M. (2023). Redescobrindo o sistema reprodutor: Aprendizagem baseada no ensino investigativo. Metodologias E Aprendizado, 6, 534–542. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3938
Edição
Seção
Relato de Experiência
Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Atualmente é Professor Assistente E do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Também atua como professor formador e Coordenador de Extensão no Curso de Ciências Biológicas à distância (UECE/UAB). Docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Foi Coordenador do Comitê de Ética de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI) e Membro do Comitê de Ética de Pesquisa da Academia Cearense de Odontologia (ACO) - Centro de Educação Continuada Professor Perboyre Castelo. Atualmente, está ligado também à área de Educação, sendo pesquisador na área de Ensino de Ciências/Biologia, Tecnologias Educacionais e Educação à distância.

Mayara Priscila Santiago Pereira, Secretaria de Educação do Ceará

Docente na Secretária de Educação do Ceará (SEDUC). Professora-mestranda do PROFBIO/UECE.

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