Redescobrindo o sistema reprodutor Aprendizagem baseada no ensino investigativo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa sobre temáticas relacionadas ao sistema reprodutor e tópicos sobre sexualidade. A sequência didática foi aplicada em uma turma eletiva de “Biologia para o Enem”. Participaram alunos da 2ª e 3ª séries de uma escola estadual de ensino médio, localizada no município de Maracanaú/CE. Foram necessárias 4 horas/aulas para sua aplicação, seguindo o modelo dos 5E. Podemos observar inicialmente que o entendimento conceitual sobre o sistema reprodutor era superficial. A partir daí foram propostas o desenvolvimento de pesquisa sobre o tema e elaboração de mapas mentais produzidos a partir de pesquisas feitas pelos alunos acerca da temática da aula. Em seguida, estes foram analisados e 77% estavam com todas as informações solicitadas e corretas conceitualmente. Isto posto, demonstra a eficácia da estratégia proposta, tendo os alunos participado de forma ativa, crítica, reflexiva e demonstrando efetivo entendimento do tema.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
BARBOSA, Luciana Uchôa et al. Dúvidas e medos de adolescentes acerca da sexualidade e a importância da educação sexual na escola. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 4, p. e2921-e2921, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/2921. Acesso em: 26 dez 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acesso em: 23 dez 2022.
BYBEE, Rodger W. The BSCS 5E instructional model: Personal reflections and contemporary implications. Science and Children, v. 51, n. 8, p. 10-13, 2014. Disponível em: https://pimser.org/wp-content/uploads/2022/01/BSCS_5E_Instructional_Model_Bybee-article.pdf Acesso em: 22 dez 2022.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 765-794, dez 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852/3040> Acesso em: 23 dez 2022.
CEARÁ. Secretaria de Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará. 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf. Acesso em: 23 dez 2022.
FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicologia em estudo, v. 7, p. 39-49, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/XXZFPzyfyJyWpG4qxCLkbLw/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 23 dez 2022
MARQUES, António Manuel de Miranda. Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais. 2008. Tese de Doutorado. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1259 Acesso em: 26 dez 2022.
PACHECO, Erick Vinícius Fernandes et al. Derrubando mitos e confirmando fatos da anatomia do sistema reprodutor humano em um contexto de extensão universitária. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 1, p. 512-517, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6415/5671 Acesso em: 23 dez 2022.
TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Revista conceitos, v. 10, n. 55, p. 55-60, 2004. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/formacao/_medio/fisica/_MOVIMENTO/ufpb_energia/Textos/ASConceitos.pdf Acesso em: 22 dez 2022.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.