Competências e habilidades na BNCC: análise reflexiva de uma prática pedagógica produzida e aplicada em uma escola da rede privada do município de Conceição das Alagoas/MG

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Layane da Conceição Matias
https://orcid.org/0000-0001-7499-6742
Aned Mafer Mattos Fernandes
https://orcid.org/0000-0003-1828-6222

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise reflexiva das limitações dos conceitos de habilidades e competências propostos pela Base Nacional Comum Curricular ao trabalho docente. Tal análise é feita a partir de uma prática pedagógica aplicada à uma turma de 8º ano do ensino fundamental da rede particular de ensino do município de Conceição das Alagoas/MG. O objetivo da prática pedagógica aplicada foi avaliar se os conceitos referentes à BNCC podem, de alguma forma, limitar o trabalho docente. Diante disso, o processo de construção do plano de aula foi descrito e relatado no texto, a fim de promover uma melhor visualização dos processos práticos pedagógicos adotados. Apesar de a BNCC ser um documento vigente, é possível perceber que em seu processo de elaboração não houve efetiva participação dos professores e que isso acarreta um desconhecimento acerca de quais são as reais intenções do documento. Com isso, o docente desenvolve suas práticas a partir das vivencias e realidade do aluno, não considerando como referência as habilidades e competências da BNCC.

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Como Citar
Matias, L., & Fernandes, A. (2023). Competências e habilidades na BNCC: análise reflexiva de uma prática pedagógica produzida e aplicada em uma escola da rede privada do município de Conceição das Alagoas/MG. Metodologias E Aprendizado, 6, 502–5015. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3932
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Artigos

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