As Metodologias Ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: aproximações e contribuições na perspectiva de uma formação humana e integral

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Wendes Fernandes Ribeiro
https://orcid.org/0009-0008-2943-2241
Cláudio Nei Nascimento da Silva
https://orcid.org/0000-0003-3285-5268
Paulo Fernando Demarchi
https://orcid.org/0009-0002-1652-2690
Juliana Pereira Garcia
https://orcid.org/0009-0004-4798-9191
Juliana Rocha de Faria Silva
https://orcid.org/0000-0002-1834-2805
Laura Cecília dos Santos Cruz
https://orcid.org/0009-0007-8316-5773

Resumo

Propõe-se discutir as metodologias ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, ao mesmo tempo, questioná-las como estratégias de ensino a partir dos fundamentos filosóficos de uma EPT comprometida com a formação integral do estudante. Para tanto, apresenta o surgimento e o estabelecimento das metodologias ativas, no debate educacional brasileiro, e como têm sido abordadas na perspectiva da EPT.  Por fim, apresenta os desafios para a prática docente e da utilização das metodologias ativas, em especial, no âmbito da EPT. Conclui chamando a atenção para a finalidade da educação profissional e tecnológica e o papel de qualquer metodologia para o alcance de seu propósito fundamental: a compreensão da educação como instrumento para a superação das condições de opressão, injustiça e desigualdade que marcam o modelo capitalista de produção.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro, W., Silva, C., Demarchi, P., Garcia, J., Silva, J., & Cruz, L. (2023). As Metodologias Ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: aproximações e contribuições na perspectiva de uma formação humana e integral. Metodologias E Aprendizado, 6, 433–449. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3871
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wendes Fernandes Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Licenciado em História e Pedagogia, Especialista em Gestão e Orientação Educacional, Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT – IFB.

Cláudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciência da Informação. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Paulo Fernando Demarchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Designer e Jornalista de Moda, Especialista em Comunicação, Educação Profissional, Semiótica e Psicologia, Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT - IFB.

Juliana Pereira Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Pedagoga, Especialista em Pedagogia Empresarial e em Educação a Distância, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT – IFB.

Juliana Rocha de Faria Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Licenciada e Mestre em Educação Musical, Doutora em Ciência da Informação. Professora do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina.

Laura Cecília dos Santos Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Bacharel e Especialista em Biblioteconomia, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT – IFB.

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