Grid de coordenadas no compositor de impressão do QGIS o que você precisa saber para ter autonomia?

Conteúdo do artigo principal

Maurício Rizzatti

Resumo

A inserção do grid de coordenadas nos mapas tende a ser um dos elementos que, normalmente, torna-se uma problemática para diversos usuários. Ao preencher o intervalo de X e Y, e não aparecer os meridianos e/ou paralelos no mapa, isso está atrelado, normalmente, a diversos equívocos conceituais. Assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar subsídios teóricos e práticos de como inserir adequadamente as coordenadas nos mapas, no software QGIS. Para isso, organizou-se uma breve fundamentação teórica sobre formas da Terra e sistemas de coordenadas angulares e projetados, tendo em vista seus conceitos e concepções. A segunda parte do trabalho consiste em apresentar como inserir as coordenadas geográficas e planas do sistema Universal Transversa de Mercator (UTM) nos mapas. Além de ser explicada no decorrer do texto, utilizando ilustrações, contou, também, com a organização de um vídeo-tutorial que demonstra, na prática, os procedimentos que devem ser tomados ao manusear o compositor de impressão do QGIS para a inserção de coordenadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Rizzatti, M. (2023). Grid de coordenadas no compositor de impressão do QGIS: o que você precisa saber para ter autonomia?. Metodologias E Aprendizado, 6, 356–379. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3533
Edição
Seção
Mapas e desenhos industriais
Biografia do Autor

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Metodologias Ensino de Geografia e Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Atualmente é Pós-Doutorando em Geografia no PPGGeo/UFSM com temática de pesquisa voltada ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). Pesquisa e atua na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul sob o n° RS252565, com atribuições profissionais referentes a profissão de Geógrafo.

Referências

DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. Latitude and longitude – Geography, s/d. Disponível em https://www.britannica.com/science/latitude. Acesso em: 29 jan. 2023.

FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

GARCIA, M. C. P. Aplicação do Sistema de Informações Geográficas em estudos ambientais. Curitiba: InterSaberes, 2014.

IBGE. Noções básicas de Cartografia. Departamento de Cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.

IBGE. Resolução do Presidente do IBGE n° 1, de 25 de fevereiro de 2005. Altera a caracterização do Sistema Geodésico Brasileiro. Rio de Janeiro: IBGE, 2005. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/metodos_e_outros_documentos_de_referencia/normas/rpr_01_25fev2005.pdf. Acesso em: 29 jan. 2023.

LIBAULT, A. Geocartografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975.

MENEZES, P. M. L.; FERNANDES, M. do C. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

RIZZATTI, M. Cartografia escolar, Inteligências Múltiplas e Neurociências no Ensino Fundamental: a Mediação (Geo)Tecnológica e Multimodal no Ensino de Geografia. 510 páginas. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, RS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/24075. Acesso em: 29 jan. 2023.

RIZZATTI, M.; BECKER, E. L. S.; CASSOL, R. Breve História da Cartografia: dos povos primitivos ao Google Earth. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.95255. Acesso em: 29 jan. 2023.

RIZZATTI, M.; BECKER, E.; CASSOL, R.; BATISTA, N. Cartografia temática e métodos de representação: uma revisão teórica. Estrabão, v. 4, p. 92–111, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53455/re.v4i.77. Acesso em: 29 jan. 2023.

RIZZATTI, M. (2023). Mapa dos Limites Teóricos e Práticos dos Fusos Horários da América Latina (1.0). Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.7664448

TULER, M.; SARAIVA, S. Fundamentos de Geodésia e Cartografia. Porto Alegre: Bookman, 2016.