Reflexões sobre a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão a partir do projeto de ensino no curso técnico integrado ao ensino médio

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
https://orcid.org/0000-0003-3313-6783
Levon Boligian
https://orcid.org/0000-0002-2952-1737
Marcos Vinicius Reinert
https://orcid.org/0000-0001-9753-8891

Resumo

O presente relato de experiência abordará impressões de um  projetos de ensino executado na disciplina de Geografia dos primeiros anos dos cursos técnico integrado ao ensino médio no campus de São Francisco do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC)  com o tema  CENSO 2022. O projeto também propiciou vivenciar as etapas de uma pesquisa de campo e a realização de um evento de extensão. Todas as ações em sintonia com a discussão teórica sobre a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Além de pontuar os referenciais teóricos que fundam este princípio, este relato também aborda a diferença entre a natureza de um projeto de ensino de um projeto integrado. O projeto de ensino é uma iniciativa pedagógica interessante e não é exclusiva a educação profissional e tecnológica. A experiência deve ser mais discutida e vivenciada no ensino básico como um todo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro, E., Boligian, L., & Reinert, M. (2022). Reflexões sobre a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão a partir do projeto de ensino no curso técnico integrado ao ensino médio. Metodologias E Aprendizado, 5, 259–266. https://doi.org/10.21166/metapre.v5i.3527
Edição
Seção
Relato de Experiência
Biografia do Autor

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense

Professor de Geografia, docente dos programas de Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) e do Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

Levon Boligian, Instituto Federal Catarinense

Professor de Geografia,  docente do Mestrado em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO)

Marcos Vinicius Reinert, Instituto Federal Catariense

Discente do curso técnico integrado ao ensino médio de Automação Industrial

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