Os Caminhos percorridos para se chegar à docência em Geografia: uma narrativa (auto) biográfica

Conteúdo do artigo principal

Eduarda Caroline Brum
https://orcid.org/0000-0003-4167-1073
Josiane Oliveira de Campos
https://orcid.org/0000-0001-8899-5564

Resumo

Ter condições adequadas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas é um dos pilares importantes para efetivação de um processo de ensino de qualidade, considerando as condições de trabalho impostas aos docentes, desde aos baixos salários
até à precarização do ensino. Pensar a realidade atual do professor necessita compreender e debater acerca dos caminhos que o levaram a escolha de sua profissão e quais foram as dificuldades encontradas. Nesse sentido, o presente artigo propõe
apresentar o perfil docente brasileiro em que há professores assumindo disciplinas que não são sua formação acadêmica, principalmente no campo das Ciências Humanas, além disso, busca-se abordar contrapontos de visão entre o profissional docente no
início da carreira e no final dela. Para construção da pesquisa seguiu-se o método dialético diante de uma abordagem metodológica qualitativa pautada em narrativas autobiográficas. Os procedimentos metodológicos foram divididos em duas fases: a teórica, que contou com leituras e fichamentos acerca da temática abordada e a fase prática, a qual consistiu no convite e entrevista propriamente dita. A fim de obter melhor compreensão da realidade docente atual em escolas públicas e de sua precarização, as entrevistadas foram duas professoras: uma delas formada em geografia que leciona na área e outra formada em história que ministra aulas de geografia.
Acredita-se que o método de pesquisa escolhido foi de grande valia, pois permitiu ouvir narrativas dos próprios professores, entender como ocorrem suas relações com o ambiente escolar e melhorar a compreensão acerca de diversos debates da área de pesquisa em ensino.

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Como Citar
Brum, E. C., & Campos , J. (2023). Os Caminhos percorridos para se chegar à docência em Geografia: uma narrativa (auto) biográfica. Metodologias E Aprendizado, 6, 415–425. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3276
Edição
Seção
Relato de Experiência

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