O uso de mapas táteis no estágio curricular supervisionado em Geografia

Conteúdo do artigo principal

José Iago Almeida Carneiro
https://orcid.org/0000-0002-3566-3774
Dirceu Bruno Câniva Isac Portela Nunes Ramos da Silva
https://orcid.org/0000-0001-7207-017X
Tamara de Castro Régis
Ana Paula Nunes Chaves
https://orcid.org/0000-0002-5754-3001

Resumo

O trabalho propõe apresentar as experiências vivenciadas a partir da utilização de mapas táteis como material pedagógico para subsidiar as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Geografia, com uma turma do 3° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC no semestre 2022.01. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica para suporte teórico, além de reflexões empíricas a partir das vivências do Estágio Supervisionado I, amparados no diário de campo da disciplina. No curso de Geografia, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I e II proporcionam ao licenciando uma experiência de aprofundamento e consolidação da formação, desde o processo de observação até a etapa de intervenção na escola.  Nestas disciplinas, o estagiário elabora planos de aula e media os processos de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares utilizando recursos didáticos direcionados a contemplar os objetivos de aprendizagem. A experiência do Estágio trazida à reflexão, teve como objetivo as apresentar e discutir as três principais regionalizações do Brasil: as cinco Macrorregiões propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, os Três Complexos Regionais e Os Quatro Brasis empregando como recursos didáticos mapas táteis. Ficou evidente, com o uso dos mapas táteis para cada regionalização, a sensibilização dos alunos, na percepção e identificação de diferenças de texturas, alturas, formas e outros símbolos presentes no mapa. Constata-se assim que os mapas táteis são recursos com potencial para dinamizar os processos de ensino-aprendizagem e permitindo o acesso às informações gráfico-visuais e a interação entre os alunos com e sem restrições visuais.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Carneiro, J., Silva, D., Régis, T., & Nunes , A. (2023). O uso de mapas táteis no estágio curricular supervisionado em Geografia. Metodologias E Aprendizado, 6, 13–23. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3260
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Dirceu Bruno Câniva Isac Portela Nunes Ramos da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Tamara de Castro Régis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013/2014) e mestrado em geografia (2016) também por esta universidade. Atualmente é pós-doutoranda no programa de pós-graduação em Educação na UDESC e professora colaboradora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (DGEO/FAED/UDESC).

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com mestrado (2010) em Geografia na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos, na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, e doutorado (2015) em Educação na linha de pesquisa Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo USP. Pesquisadora do grupo Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens e da Rede Internacional de Pesquisas em Imagens, Geografias e Educação.

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