Utilização de Imagem Anáglifo para caracterização de bacia hidrográfica do local de vivência Abordagem com alunos do 6º ano das escolas Alberto Pretti e Paquetá, Brusque, Santa Catarina

Conteúdo do artigo principal

Luiz Antonio Beuting
https://orcid.org/0000-0002-4695-3558
João Leonir Mantovani
https://orcid.org/0000-0001-5444-9063
Natália Lampert Batista
https://orcid.org/0000-0002-1884-2340

Resumo

Nem sempre é simples tornar o ensino de Geografia significativo para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Há assuntos bastante abstratos e que prescindem de metodologias capazes de fomentar a visualização didática do tema. Por isso, a presente proposta visa otimizar o processo de ensino-aprendizagem de maneira significativa, através do uso de metodologias ativas na abordagem das bacias hidrográficas, seus componentes e a relação com a ocupação humana. Para atingir tal objetivo, foram elaboradas imagens anáglifos, a partir daquelas disponibilizadas pelo programa Google Earth Pro, com base na metodologia de Rizzatti e Batista (2021); que também prevê a utilização do aplicativo StereoPhoto Maker, gerando composições de imagens para, com uso de óculos 3D, observar o terreno da área estudada. Como produto da análise foi proposto a elaboração de croquis, nos quais o rio local se apresentava como referência. A partir desse ponto a produção dos alunos foi complementada com a identificação dos componentes da bacia hidrográfica presentes na imagem, das áreas preservadas, das áreas identificadas como sendo de risco para inundações ou deslizamentos e das áreas urbanizadas com suas diversas características como a presença de residências, ruas, indústrias, entre outros. Com a conclusão dos encaminhamentos, pode-se observar que os alunos conseguiram relacionar com mais facilidade os conhecimentos teóricos, ligados às bacias hidrográficas, ao ciclo da água, à cobertura vegetal e à ocupação humana, além de trabalharem seus conhecimentos sobre os elementos básicos da cartografia.

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Como Citar
Beuting, L., Mantovani, J., & Batista, N. (2023). Utilização de Imagem Anáglifo para caracterização de bacia hidrográfica do local de vivência: Abordagem com alunos do 6º ano das escolas Alberto Pretti e Paquetá, Brusque, Santa Catarina . Metodologias E Aprendizado, 6, 24–35. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3229
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Luiz Antonio Beuting, Instituto Federal Catarinense

Docente da rede municipal de educação do municpio de Brusque

Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Geogafia em Rede Nacional - P`ROFGEO

João Leonir Mantovani, Instituto Federal Catarinense

Docente da rede municipal de educação do municpio de Brusque

Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Geogafia em Rede Nacional - P`ROFGEO

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Docente da Univserisdade Federal de Santa Maria - UFSM

Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional - PROFGEO

Referências

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