Mapas táteis como mediadores na interpretação espacial

Conteúdo do artigo principal

Maiara Tibola
https://orcid.org/0000-0001-8782-5598
Mafalda Nesi Francischett
https://orcid.org/0000-0002-5661-7179

Resumo

Neste texto, apresentamos aspectos relacionados à importância dos mapas táteis, como recursos didáticos mediadores para o conhecimento geográfico dos estudantes cegos. Um estudo de caso em desenvolvimento, cujo recorte espacial se dá no município de Francisco Beltrão-PR, com a participação de 15 professores da Educação Básica, que foram entrevistados a respeito do ensino dos estudantes cegos inclusos e sobre o trabalho com os conceitos geográficos, tanto no ensino regular como no Atendimento Educacional Especializado, das Salas de Recursos Multifuncionais - Área da Deficiência Visual (SRM-DV) e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). A linha metodológica segue pela Teoria Histórico Crítica, como base na elaboração e adaptação de recursos didáticos táteis. O trabalho é realizado no Laboratório e Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (RETLEE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão (UNIOESTE-FB), onde as matrizes de mapas táteis são construídas baseadas nos dados recolhidos na investigação e no indicativo da maior necessidade para estudar e ensinar sobre a relação do lugar no mundo dos cegos. As bases foram construídas e avaliadas por professores e estudantes cegos. Os mapas foram reproduzidos em acetato na máquina de termoformagem. Seguimos na afirmativa de que nenhuma proposta pedagógica por si só dá conta da realidade. Portanto, defendemos a perspectiva teórica de Vigotski, pois indica que a mediação dos conteúdos considera a realidade para proporcionar o conhecimento e que sejam analisados os aspectos históricos e sociais do contexto estudado.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Tibola, M., & Nesi Francischett, M. (2023). Mapas táteis como mediadores na interpretação espacial. Metodologias E Aprendizado, 6, 195–206. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3132
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Maiara Tibola, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR)

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR): Francisco Beltrão, Paraná, BR

Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco

 

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus Francisco Beltrão

Referências

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