Recursos didáticos na alfabetização cartográfica no ensino fundamental: Possibilidades de criar e recriar

Conteúdo do artigo principal

Ione Pereira da Silva Araújo
https://orcid.org/0000-0002-5585-2636
Sulivan Dantas
https://orcid.org/0000-0002-4615-1168
Jefté Silva
Davi Mesquita
https://orcid.org/0000-0002-7687-8704

Resumo

Nos últimos anos, a alfabetização cartográfica tem chamado atenção no âmbito da Geografia Escolar. Percebe-se limitações por parte dos professores de Geografia no ensino da Cartografia, o que gera a necessidade de repensar este ensino para a formação de alunos capazes de fazerem uma leitura significativa dos mapas, além de decodificação pura e simples (PASSINI, 2009). Torna-se imprescindível que o aluno não apenas decodifique os signos cartográficos, mas que também percebam os conceitos e as espacialidades do que está sendo observado, para que a leitura seja realmente significativa (KATUTA, 1997). Diante das dificuldades, o professor de geografia deve buscar de forma criativa novas metodologias de prática de ensino. Neste contexto, entendendo que o ensino se torna mais eficaz quando associado à inserção de recursos didáticos. O objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência acerca da utilização de recursos didáticos para o ensino mais significativo da Cartografia para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Odilon Gonzaga Braveza, localizada em Fortaleza, CE. Os usos dos recursos didáticos já disponíveis e criados para um ensino mais direcionado constituíram subsídios para uma retomada de estudos cartográficos após o período de ensino remoto. Assim, no desfecho do semestre os alunos se reuniram na sala de multimídia da escola, onde equipes foram formadas com o objetivo de reforçar os conteúdos de Cartografia vistos até então. Os resultados apontaram melhoria, por parte dos alunos, na capacidade de associação do conteúdo ministrado ao longo do semestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, I., Dantas, S., Sousa da Silva, J., & Gerard de Sousa Mesquita, D. (2023). Recursos didáticos na alfabetização cartográfica no ensino fundamental: Possibilidades de criar e recriar. Metodologias E Aprendizado, 6, 310–321. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3123
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

Referências

ALMEIDA, R. D. de & PASSINI, E. Y. O espaço geográfico – ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1994.

BOTELHO, L.A.I.; SILVEIRA, J.S. & ANDRADE, S.N. Produção de material didático e pedagógico para o ensino de Geografia e do meio ambiente. Cadernos de Geografia, 15 (25): 60-76, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. SILVA, Paulo Roberto Florêncio de Abreu e. A construção do conhecimento cartográfico nas aulas de Geografia [recurso eletrônico] / Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

KATUTA, A.M. Uso de Mapas: alfabetização cartográfica e/ou leiturização cartográfica? Nuances, v.3, n.3, p.41-46, 1997. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/55/54. Acesso em: 23 de setembro, 2022.

MOREIRA, Ruy. Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográfica. São Paulo: Contexto, 2012.

PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia.

SILVA, D. A.; RAMIRES, C. E. D.; SOUZA, G. F.; AMARAL NETO, J. V. R.; MELLO JUNIOR, V. P. Prática e Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Geografia: Uma proposta metodológica para o ensino escolar a partir da experiência no ensino acadêmico. Revista Ensino de Geografia, Recife, vol.3, n. 1, p. 241-258, 2020.

SILVA, Eunice Isaias da. Charge, Cartum e Quadrinhos: linguagem alternativa no ensino de geografia. Revista Solta a Voz. V. 18, n° 1, 2007.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A.F. (Org.). A geografia na sala de aula. 1 ed. São Paulo: Contexto, 1999, v. 1.

SOUZA, J. G.; KATUTA, A. M. Geografia e conhecimentos cartográficos: a Cartografia no movimento de renovação da Geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

TORRES, Eloiza Cristiane. TRUQUES E TRECOS: MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Pará de Minas, MG: VirtualBooks Editora, 2014.

VEIGA, Léia Aparecida; DA SILVA, Andresa Lourenço; ALIEVI, Alan Alves. Alfabetização cartográfica: trabalhando com as noções de orientação e localização. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, v. 2, n. 1, p. p. 113-125, 2011.

XAVIER, Cássia Aparecida. Conteúdos cartográficos: ”um bicho de sete cabeças” em sala de aula? Monografia. Morrinhos, 2008.