A cartografia e a literatura na Terra dos meninos pelados

Conteúdo do artigo principal

Juliana Maria Parini
https://orcid.org/0000-0002-8037-8390
Paula Cristiane Strina Juliasz
https://orcid.org/0000-0002-4820-1616

Resumo

O ensino da Geografia, por meio da Cartografia e da Literatura, representa um importante instrumento de interpretação e compreensão do espaço geográfico e dos referenciais para localização e para orientação sobre ele. O presente trabalho apresenta e discute uma prática educativa que envolve texto literário de Graciliano Ramos e prática de mapeamento nas aulas de Geografia. A atividade de ensino propõe o desenvolvimento de croquis enquanto representação espacial aliado ao estudo literário no sexto ano dos anos finais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento dos croquis parte-se da observação e o levantamento de elementos essenciais de orientação e localização presentes no capítulo final do livro "A Terra dos meninos pelados" de Graciliano Ramos. O selecionado trecho do livro "A Terra dos meninos pelados" apresenta a despedida de Raimundo (personagem principal do texto) de Tatipirun para seu retorno a sua casa. O personagem descreve elementos e pontos de referências essenciais por todo este trajeto, mobilizando os alunos a elencarem tais aspectos e pensarem a tradução gráfica em forma de croqui. Estes elementos nos permitem aprofundar elementos que pertencem à alfabetização cartográfica, mas também trabalha com a função psíquica superior da imaginação e estimula o pensamento espacial. Por meio da construção coletiva da interpretação do texto e a partir das abordagens teórico-práticas da Cartografia escolar, este trabalho busca confirmar a importância da Cartografia como instrumento de interpretação e compreensão do espaço geográfico, assim como destacar a interdisciplinaridade entre essas áreas e fortalecer a potência da Literatura como ferramenta promissora de repertório cultural e de aprendizagem.



Palavra-chave: Ensino de Geografia; Cartografia; Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Parini, J. M., & Juliasz, P. (2023). A cartografia e a literatura na Terra dos meninos pelados. Metodologias E Aprendizado, 6, 79–86. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3117
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Juliana Maria Parini, FFLCH - USP

Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (USP)

Paula Cristiane Strina Juliasz, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (SP)

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin de. DO DESENHO AO MAPA: INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA. Editora Contexto. 2010.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o Mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25. n. 66. p. 227-247. maio/ago. 2005.

CASTRO, Júlia Fonseca de. GEOGRAFIA E LITERATURA: DA APROXIMAÇÃO AO DIÁLOGO. In: Geografia, literatura e arte : epistemologia, crítica e interlocuções [livro eletrônico] / Júlio César Suzuki, Angelita Pereira de Lima, Eguimar Felício Chaveiro, Organizadores.-- Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016. 466p.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: _____. (Org). Formação de Professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006.

FERNANDES, Felipe Moura. UMA IMAGEM DA PRODUÇÃO EM GEOGRAFIA E LITERATURA NO BRASIL. Revista da ANPEGE. v. 16. nº. 31, p. 377 - 404, ANO 2020. e-ISSN: 1679-768X https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege. // DOI 10.5418/ra2020.v16i31.13012.

JULIASZ, Paula Cristiane Strina. O PENSAMENTO ESPACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO ENTRE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA. São Paulo, 2017.

OLANDA, Diva Aparecida Machado e ALMEIDA, Maria Geralda de. A geografia e a literatura: uma reflexão. Geosul, Florianópolis, v. 23, n. 46, p 7-32, jul./dez. 2008 .

RODRIGUES, Aline de Lima. GEOGRAFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.

SALTORIS, Daiala Barroso; CARDOSO, Cristiane. A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luís/MA 2016.

SUZUKI, Júlio César. Geografia e Literatura: abordagens e enfoques contemporâneos. REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO / Nº 5, setembro 2017.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Editora Ática, 2009.