Relatos e experiências: Oficina remota de introdução ao software Qgis na XII Semana Acadêmica de geografia da Universidade Federal de Santa Maria

Conteúdo do artigo principal

Jhennifer Tais Vieira Habowski
https://orcid.org/0000-0001-6902-2759
Anderson Augusto Volpato Sccoti
https://orcid.org/0000-0001-8667-0432
João Victor Bérgamo de Siqueira
https://orcid.org/0000-0002-5813-3768

Resumo

A cartografia é a ciência responsável pelo estudo de mapas e cartas, sendo estes documentos indispensáveis para a representação de dados geográficos (CARVALHO e ARAÚJO, 2008). Com isso, a geotecnologia veio como um forte aliado para a representação do espaço geográfico, logo, existem ferramentas que são fundamentais para essa análise espacial. Sendo assim, foi proposta uma oficina de introdução ao QGis, que foi aplicada durante a‘ XII Semana Acadêmica de Geografia na Universidade Federal de Santa Maria realizada de forma remota devido ao COVID-19. Disponibilizamos vinte e cinco vagas. Destas formas divididas em duas etapas com duas horas de duração. Ademais, foi enviado um e-mail para os selecionados com o banco de dados, onde continha todos os materiais que seriam utilizados na oficina. A oficina atendeu as expectativas, dentro das que foram estabelecidas, alguns participantes tiveram dificuldade apenas com a inserção de coordenadas, outro com a parte do layout do mapa, logo após sanadas as dúvidas, foi possível notar o interesse dos participantes e a importância dessa prática com um software de mapeamento.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Habowski, J., Sccoti, A., & Siqueira, J. (2023). Relatos e experiências: Oficina remota de introdução ao software Qgis na XII Semana Acadêmica de geografia da Universidade Federal de Santa Maria . Metodologias E Aprendizado, 6, 165–174. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3108
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

Referências

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