Cartografia e fantasia desenvolvendo a cidadania e os raciocínios geográficos a partir das autorias infantis

Conteúdo do artigo principal

Felipe Tavares
João Victor Ferreira Teixeira Costa
https://orcid.org/0000-0003-4194-7623
Richard Almir de Melo Faria
https://orcid.org/0000-0002-4776-2550

Resumo

As contribuições da Cartografia Escolar para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e para a interpretação da espacialidade dos fenômenos são exploradas neste artigo, a partir de uma experiência com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. Partimos dos referenciais da Teoria Histórico-cultural, da construção de mapas vivenciais e dos multiletramentos em cartografia, encaminhando a proposta na contramão da produção e do ensino de uma cartografia tecnicista, pretensamente objetiva, fundamentada em cálculos e convenções comprometidos com a ideia de precisão. Neste sentido, valoriza-se o espaço vivido, a subjetividade, a criatividade e autoria dos discentes, tal como, a fantasia e a ludicidade. A experiência consistiu na elaboração coletiva, colaborativa e itinerante de um mapa denominado “Continente fantástico" (fazendo referência à proposta de uma cartografia do fantástico), que “percorreu” as turmas de sexto, sétimo e oitavo ano de uma escola municipal localizada nas adjacências da favela da Maré, na cidade do Rio de Janeiro. Verificamos a produção de uma cartografia fantástica e de narrativas densas de espacialidade que comunicavam informações de um espaço geográfico real-ficcional não-estático, em construção, não-concluído. Portanto, a construção de cartografias fantásticas no âmbito de mapas vivenciais amplia as possibilidades de um ensino de Geografia comprometido com o desenvolvimento de uma cidadania crítica e ativa, que lança mão da imaginação para criar não apenas contos de ficção, mas, outros espaços – espaços para outras relações sociais – onde a autonomia e a participação podem florescer para a democracia.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Tavares, F., Costa, J., & Faria, R. (2023). Cartografia e fantasia: desenvolvendo a cidadania e os raciocínios geográficos a partir das autorias infantis. Metodologias E Aprendizado, 6, 175–183. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3087
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

João Victor Ferreira Teixeira Costa, Colégio Santa Marta

Docente no Colégio Santa Marta, Rio de Janeiro.

Richard Almir de Melo Faria, Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo

Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo- RJ

Referências

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