Cartografia Escolar e a utilização do QGIS na produção de mapas táteis :Uma experiência com alunos do Instituto dos Cegos do Ceará
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Resumo
O presente artigo objetiva apresentar discussões sobre a vivência de alunos deficientes visuais e/ou de baixa visão com materiais educacionais produzidos por professores de Geografia. A idealização emergiu diante da realidade apresentada em sala de aula advinda de um público específico, formado por indivíduos que são considerados discordantes aos padrões, estes normalmente são deixado de lado pela padronização dominante nos sistemas de ensino brasileiros, por possuírem uma incapacidade ou déficit de visão, mas fazem parte dos educandos encontrados em diversas salas de aulas por todo o Brasil. Diante desta realidade, optamos por produzir dois mapas táteis com formas e texturas diferentes, partindo de uma realidade mais próxima destes estudantes, pois desta maneira acreditamos inseri-los dentro de seu Espaço Geográfico cotidiano, inicialmente trabalhamos com a Região Nordeste; o primeiro destacando os nove estados e o segundo dando destaque ao estado do Ceará, a partir de uma base cartográfica que serviu de molde, elaborada no software QGIS Las Palmas 2.18. O trabalho foi aplicado no Instituto dos Cegos do Ceará, instituição de referência no processo de ensino e aprendizagem com pessoas de baixa visão e/ou deficientes visuais e seus familiares. Deste modo objetivando perceber de que maneira esse material didático cartográfico teria utilidade para o público-alvo e de que forma poderia facilitar o trabalho dos professores em sala de aula. Como resultados, validamos a utilização dos mapas táteis da região Nordeste com estudantes, levando em consideração o reconhecimento dos estados e sua localização. Diante disso, percebemos a importância e urgência em elaborar esses materiais didáticos inclusivos para alunos com deficiência visual.
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