A Cartografia que se produz em aula Atividades práticas desenvolvidas com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Cândida Zasso - Nova Palma (RS)

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Manfio
https://orcid.org/0000-0002-0405-5389

Resumo

Resumo: A cartografia é um conteúdo da Geografia importante no aprendizado da localização, orientação e análise de fenômenos naturais e humanos. É um domínio intelectual presente em diversos momentos do cotidiano, por exemplo, na visualização de uma rota, na localização de um ponto turístico, na observação de um fenômeno espacial, entre outros. Mas, por vezes, em sala de aula, a aprendizagem cartográfica torna-se monótona. Para trabalhar a cartografia com os alunos do ensino fundamental é necessária a aproximação lúdica e construtiva dos alunos com os recursos cartográficos. Para tal, este artigo discorrerá sobre algumas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, a fim de possibilitar uma troca de experiências. Nas práticas aqui mencionadas foram utilizadas várias metodologias para trabalhar a cartografia em sala de aula, com os alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. Entre as atividades desenvolvidas em sala de aula destacam-se: a construção de mapas mentais, maquetes, bem como aula teórica para assimilação dos conteúdos. Desse modo, este artigo objetiva-se compartilhar experiências e práticas didáticas que foram utilizadas com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso, localizada em Nova Palma, RS, entre os anos de 2021 e 2022. O método norteador foi o construtivismo. As práticas revelaram que o ensino pode ser mais empolgante quando se desafia o aluno, propondo a construção de representações do espaço. Assim, o conhecimento nasce do fazer, do experienciar e do criar. O aprender torna-se um vôo livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Manfio, V. (2023). A Cartografia que se produz em aula: Atividades práticas desenvolvidas com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Cândida Zasso - Nova Palma (RS). Metodologias E Aprendizado, 6, 100–111. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3079
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda no departamento de Geociências - UFSM

Referências

BATISTA, N. L.; CASSOL, R.; BECKER, E. L. S. A Cartografia Escolar no processo de ensino–aprendizagem: o Hipermapa e sua utilização na Educação Ambiental em Quevedos/RS. Ateliê Geográfico, Goiânia-GO, v. 11, n. 2, ago./2017, p. 51-75.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 de ago. 2022.

CASTELLAR, S. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. p. 121-135. In: ALMEIRA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo, Contexto, 2011.

CASTELLAR, S. VILHENA, J. A Linguagem e a representação cartográfica. In: ______________. O ensino de geografia. São Paulo: CENGAGE Learning, 2011.

CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2017.

DEMO, P. Conhecer & Aprender. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o ensino fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, Recife, V. 1, No. 1, 2018.

FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: KroArt, 2002.

FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia Escolar crítica. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 8., 2007. Anais.... Disponível em:http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-cartografia-escolar-critica.pdf . Acesso em: 10 ago. 2022.

Kozel, T. S. Mapas mentais: uma forma de linguagem: Perspectivas metodológicas. In: Kozel, T. S. et al. (Ed.). Da percepção e cognição à representação. p. 114-138. São Paulo: Terceira Margem, 2007.

LOPES, A. R. C.; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Territorium terram, V. 02, N. 03, p. 2-12, Out./Mar. 2013/2014. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/606/548. Acesso em: 2 de set. de 2022.

LUDWIG, A. B.; MARTINS, R. E. M. W. O que revelam os mapas mentais do quinto ano? Um estudo de caso com estudantes do ensino fundamental. Terr@Plural, Ponta Grossa, v.14, p. 1-20, e2016400, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/16400. Acesso em: 6 de set. de 2022.

NASCIMENTO, R. da S. Educação geográfica, neurociência e metodologia ativa: aprendizagens para a cartografia escolar através da construção de recursos didáticos. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias, Campinas, 2019. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.

NOGUEIRA, R. E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 2ª Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

OLIVEIRA, L. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. (Ed.). Cartografia Escolar. p. 15-41. São Paulo: Contexto, 2010.

PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia. Geografia, v. 16, n. 1, jan./jun. 2007.

PASSINI, E. Y. Reflexões metodológicas e cognitivas: aproximações entre sujeito e objeto. In: __________________. Alfabetização cartográfica e aprendizagem de geografia. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 23-43.

RIBEIRO, R. A. S.; FRANCISCHETT, M. N. A CARTOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Signos Geográficos, Goiânia-GO, V.3, 2021.

RICHTER, D. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SILVA, E. M. da. Maquete como recurso didático no ensino de geografia. 68f. 2012. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro preto-MG, 2012.

SIMIELLI, M. E. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108.

STEFANELLO, A. C. Didática e avaliação no ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva. 2009.p.159.