Cartografia Social e Territórios em disputa nas praias de Angra dos Reis - Rio de Janeiro uma experiência cartográfica em sala de aula

Conteúdo do artigo principal

Carolina Franco Paixão
Mara Edilara Batista de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-7917-477X

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal contribuir para o campo do conhecimento, em construção, da Cartografia Social, ao relatar uma experiência cartográfica vivida em sala de aula com jovens do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em um bairro periférico de Angra dos Reis, município litorâneo do Rio de Janeiro, situado na região sul fluminense. Trata-se de uma experiência vivenciada por professores e alunos da graduação em Geografia vinculados ao Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF), juntamente a alunos e professores de escolas públicas de Angra dos Reis, possibilitada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Partimos da contextualização da problemática de privatização das praias de Angra dos Reis, tema escolhido pela turma do 9º ano, e que aqui neste artigo estamos analisando enquanto um conflito territorial. Já a Cartografia Social é apresentada como uma ferramenta de análise e de desconstrução desta problemática em sala de aula, e, na nossa análise, é entendida enquanto um instrumento de luta territorial. Isso posto, trazemos à tona, o relato da experiência cartográfica em sala de aula, o que nos fez perceber que o campo da Cartografia Social também contribui com propostas didático-pedagógicas capazes de conduzir os alunos nas aulas de Geografia ao saber cartográfico de ler, fazer e interpretar mapas, e sobretudo, a construção do saber crítico, político e territorial, pois se trata de uma prática que, além de trabalhar com o conhecimento dos alunos sobre seus próprios territórios, os coloca como produtores de conhecimento, e não meros espectadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Paixão, C., & Oliveira, M. (2023). Cartografia Social e Territórios em disputa nas praias de Angra dos Reis - Rio de Janeiro: uma experiência cartográfica em sala de aula . Metodologias E Aprendizado, 6, 322–331. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3075
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Mara Edilara Batista de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente é Professora Magistério Superior/Doutora (UNAGEO) na Universidade Federal de Campina Grande. Foi Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campus de Angra dos Reis. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, Curitiba - Paraná. Coordenou o Programa de Iniciação a Docência PIBID - Núcleo Geografia de Angra dos Reis. É Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela UFPB e Graduação e Licenciatura em Geografia nessa mesma instituição. Atualmente pesquisadora e professora na grande área de Geografia Humana, e área específica da Geografia Agrária. Desenvolveu pesquisa no âmbito de graduação, mestrado e doutorado com as áreas de assentamentos rurais do MST na Paraíba e em torno da coordenação do PROJOVEM Campo - Saberes da Terra/ João Pessoa - PB. Realizou intercâmbio de doutorado no México junto a UAM - Universidad Autonoma Metropolitana, no Programa de Pós- Graduação de "Desarrollo Rural", com o objetivo de conhecer experiências de resistência camponesa em comunidade indígenas em vários estados do México. E atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa pelo Fortalecimento da Autonomia Territorial com Cartografia Social - Cartonomia (UFF). O grupo apoia processos de regularização fundiária em conflitos por territórios tradicionalmente ocupados por meio da Cartografia Social, com a confecção de mapas em Quantum Gis que não só delimitam os territórios assim como descreve e dá ênfase aos usos e saberes tradicionais de nossos povos originários, projeto apoiado pelo CNPq via Edital Universal 2019.Faz parte dos Grupos de Pesquisa em âmbito Nacional CEGeT - Unesp Presidente Prudente e ENCONTTRA - UFPR/CURITIBA.

Referências

CRUZ, V. Movimentos sociais, identidades coletivas e lutas pelo direito ao território na Amazônia. In: SILVA, Onildo Araújo da; SANTOS, Edinuzia Moreia Carneiro; COELHO NETO, Agripino Souza, (Org.). Identidade, Território e Resistência. 1. ed. v. 1. Rio de Janeiro: Consequência, 2014, p. 37-72.

GIRARD, G. Leitura de mitos em mapas: Um Caminho Para Repensar as Relações entre Geografia e Cartografia. Geografares, Vitória, v. 1, n. 1, p. 41-50, jun, 2000. DOI: 10.7147/GEO1.1162.

Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1162. Acesso em: 20 ago. 2022.

LACOSTE, Y. La géographie, ça sert, d’abord, à faire la guerre. 1. ed. Paris: François Maspero, 1976.

PAIXÃO, C. F.; OLIVEIRA, M. E. B. Iniciação à docência, produção de mapas e aprendizagem significativa no ensino de Geografia: conhecendo os sujeitos e o contexto social da Escola Municipal Mauro Sérgio – Angra dos Reis/RJ. Anais de Congresso do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: Políticas, Linguagens e Trajetórias. Campinas, p. 4384-4396, nov. 2019. ISBN 978-85-85369-24-8. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3247. Acesso em: 20 ago. 2022.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A reinvenção dos territórios na América Latina/Abya Yala. In: Conceptos y fenómenos fundamentales de nuestro tempo. México: Instituto de Investigaciones Sociales-UNAM, 2012.

RIBEIRO, I. C. Atenção é proibida a entrada: acesso à praia e ocupação da orla marítima em Angra dos Reis/RJ. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória/ES, ago. 2014. ISBN 978-85-98539-04-1.

Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404322151_ARQUIVO_ARTIGO_IRENE_CBG.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

RODRIGUES, F. Mapas: (re)cortes coloniais. O cabo dos trabalhos: Revista Electronica dos Programas de Mestrado e Doutoramento do CES/FEUC/FLUC. Nº 1, 2005. Disponível em: https://cabodostrabalhos.ces.uc.pt/n1/documentos/200611_mapas_recortes_coloniais.pdf . Acesso em: 20 ago. 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.