Memes de cartografia: Uma proposta didático-pedagógica para o ensino de geografia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Memes são uma espécie de mainstream do período atual. Diante disso, este trabalho pretende, ao passo que se assegura a função comunicativa dos memes como um discurso notadamente encontrado nas redes sociais digitais, destacar o seu potencial educativo, ou seja, desvelar a contribuição desse recurso multimodal, com uma linguagem que é típica dos multiletramentos, para o ensino e a aprendizagem de Geografia, fazendo com que as aulas desta disciplina, em espaços escolares, sejam atrativas e capazes de fazer com que o estudo de determinados conteúdos, por vezes abstratos, gere significados concretos no cotidiano dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, sendo a Cartografia um campo de estudo pelo qual a ciência geográfica se utiliza para melhor elucidar os acontecimentos e/ou fenômenos que ocorrem no espaço, serão utilizados/criados memes com referência a temática de escala, coordenadas geográficas, projeções, fusos horários, entre outros. Parte-se da necessidade de dar ao aluno, através da mediação do docente, a possibilidade de aproximar-se de conhecimentos cartográficos e apreendê-los de maneira mais significativa, a partir desse recurso que os estudantes revelam ter bastante contato em atividades do cotidiano, bem como de fazerem uso, para comunicação e interação social. Logo, ao se apresentar a intenção de trabalhar com tais textos contemporâneos na/para a Cartografia Escolar, significa dizer que eles, quando fundamentados didaticamente, possibilitam uma melhor apreensão das formas
com que o ser humano constrói o seu espaço e transforma a natureza, granjeando o interesse dos estudantes para com o que irá ser abordado em sala de aula.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
BATTAGLIA, R. O mapa-múndi que você conhece distorce (e muito) o tamanho real dos países. Superinteressante, 2020. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-mapa-mundi-que-voce-conhece-distorce-e-muito-o-tamanho-real-dos-paises/>. Acesso em: 22 ago. 2022.
BLACKMORE, S. The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press, 1999.
CAVALCANTI, L. S. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas atuais, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escola--lana-souza/file>. Acesso em: 17 ago. 2022.
CAVALCANTI, L. S. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. Revista da ANPEGE, v. 7, n.1, especial, p. 193-203, 2011. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0016
COPE, B; KALANTZIS, M. Multiliteracies: new literacies, new learning. Pedagogies: Na International Journal, v. 4, p. 164-195, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/15544800903076044
DAWKINS, R. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.
DENNETT, D.C. Consciousness Explained. Boston: Little, Brown and Company, 1991.
Encontraram o cachorro do meme certo para todos os tipos de situações. Hypeness, 2020. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2020/07/encontraram-o-cachorro-do-meme-certo-para-todos-os-tipos-de-situacoes/>. Acesso em: 22 ago. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
LEAL-TOLEDO, G. Searching for a foundations of memetics. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 1, p. 187-210, Jan./Abril, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-31732013000100011
LOBATO, R. B. Multiletramentos na Cartografia. Rio de Janeiro, 2020. 239 p.
OLIVEIRA, K. E. de J.; PORTO, C. de M.; ALVES, A. L. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Scientiarum. Education, v. 41, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.42469
Perfil de Camilla de Lucas compartilha meme da treta com Karol Conká. UOL Notícias, 2021. Disponível em: <https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2021/02/21/perfil-de-camilla-de-lucas-compartilha-meme-da-treta-com-karol-conka.htm>. Acesso em: 22 ago. 2022.
PIAGET, J. Comentarios Sobre las Observaciones Críticas de Vygotsky. In: VYGOTSKY, L. S. Pensamiento y Lenguaje: teoria del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Buenos Aires: Editorial Lautaro, 1964.
PONTUSCHKA, N. N. Processos de ensinar e aprender: lugares e culturas no campo da Geografia. In: TRAVERSINI, Clarice e outros. Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Livro 2.
QUERINO, R. “Bom dia Brasil, Boa tarde Itália”: Conheça a dona do meme que é sensação na web. UOL, 2018. Disponível em: <https://observatoriog.bol.uol.com.br/noticias/bom-dia-brasil-boa-tarde-italia-conheca-a-dona-do-meme-que-e-sensacao-na-web>. Acesso em: 22 ago. 2022.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
ROJO, R. H. R. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTOS, V. C. dos; RIZZATTI, M.; PETSCH, C.; BATISTA, N. L. O que não é cringe no ensino de geografia? Sobre práticas multiletradas e interatividade no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, SP, v. 20, n. 1, p. 59-80, 2022.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martin Fontes, 1991.