Memes de cartografia: Uma proposta didático-pedagógica para o ensino de geografia

Conteúdo do artigo principal

Vitor Colleto dos Santos
Maurício Rizzatti
https://orcid.org/0000-0002-1795-9002
Carina Petsch
https://orcid.org/0000-0002-1079-0080
Natália Lampert Batista
https://orcid.org/0000-0002-1884-2340

Resumo

Memes são uma espécie de mainstream do período atual. Diante disso, este trabalho pretende, ao passo que se assegura a função comunicativa dos memes como um discurso notadamente encontrado nas redes sociais digitais, destacar o seu potencial educativo, ou seja, desvelar a contribuição desse recurso multimodal, com uma linguagem que é típica dos multiletramentos, para o ensino e a aprendizagem de Geografia, fazendo com que as aulas desta disciplina, em espaços escolares, sejam atrativas e capazes de fazer com que o estudo de determinados conteúdos, por vezes abstratos, gere significados concretos no cotidiano dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, sendo a Cartografia um campo de estudo pelo qual a ciência geográfica se utiliza para melhor elucidar os acontecimentos e/ou fenômenos que ocorrem no espaço, serão utilizados/criados memes com referência a temática de escala, coordenadas geográficas, projeções, fusos horários, entre outros. Parte-se da necessidade de dar ao aluno, através da mediação do docente, a possibilidade de aproximar-se de conhecimentos cartográficos e apreendê-los de maneira mais significativa, a partir desse recurso que os estudantes revelam ter bastante contato em atividades do cotidiano, bem como de fazerem uso, para comunicação e interação social. Logo, ao se apresentar a intenção de trabalhar com tais textos contemporâneos na/para a Cartografia Escolar, significa dizer que eles, quando fundamentados didaticamente, possibilitam uma melhor apreensão das formas
com que o ser humano constrói o seu espaço e transforma a natureza, granjeando o interesse dos estudantes para com o que irá ser abordado em sala de aula.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, V., Rizzatti, M., Petsch, C., & Lampert Batista, N. (2023). Memes de cartografia: Uma proposta didático-pedagógica para o ensino de geografia. Metodologias E Aprendizado, 6, 261–277. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.3062
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É membro do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU), da UFSM, e bolsista do Programa de Licenciaturas (PROLICEN) na Instituição.

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia (Passagem Direta para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Mestre em Geografia pela UFSM (2018). Licenciado em Geografia pela UFSM (2017).

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU), da UFSM.

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