As possibilidades das metodologias ativas no ensino de Geografia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da utilização de metodologias ativas no ensino de Geografia, especificamente nos conteúdos relacionados a cartografia. A metodologia desta pesquisa baseou-se na aplicação de diferentes atividades com objetivo de desenvolver a alfabetização cartográfica dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas no primeiro bimestre do ano de 2022 em uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram-se concordantes com o objetivo proposto, pois os estudantes demonstraram protagonismo e maior interesse pelas aulas de Geografia no período e também desenvolveram a capacidade de trabalhar em equipe. Posteriormente, demonstraram em avaliações que atingiram a aprendizagem em relação aos conteúdos estudados. Portanto, a pesquisa apontou que tais práticas apresentam resultados positivos no ensino de Geografia, especificamente nos conteúdos relacionados a cartografia. A alfabetização cartográfica é importante, pois possibilita aos estudantes localizar-se e analisar o mundo em que vivem a partir das diferentes escalas e relações que ocorrem no espaço geográfico.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de. PASSINI, Elza Yasuko: O espaço geográfico: ensino e representação. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MORAES, Jerusa Vilhena. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018.
DAMASCENO, Fabiana Elayne Barros et al. Metodologias ativas no ensino de Geografia: uma revisão bibliográfica sobre seu uso na educação profissional e tecnológica. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, São Paulo, v. 7, n. 12, p. 1549-1559, dez. 2021.
DEWEY, John. A escola e a sociedade: a criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’ água, 2002.
FERRAZ FILHO, Braz da Silva et al. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): Uma inovação educacional?. Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 22, n. 2, p. 403-424, jul./dez. 2017.
GARCIA, Tania Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Ensino de Geografia: refletindo sobre a práxis e a identidade do professor. In: MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; GARCIA, Tania Cristina Meira; SOBRINHO, Djanni Martinho dos Santos (orgs). Educação geográfica: ensino e práticas. Natal: EDUFRN, 2014. p. 11-30.
LEAJANSKI, Alison Diego; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf; BAGIO, Viviane Aparecida. O potencial didático das maquetes na Geografia: reflexões extensionistas. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 01-18, 2021.
LIMA, Anna Erika Ferreira; SILVA, Danielle Rodrigues; ARAÚJO, Enos Feitosa. Metodologias ativas em Geografia: experiências docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 9, n. 18, p. 03-11, 2018.
MATTAR, João. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 35-74.
MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Prática pedagógica baseada em Metodologia Ativa: Aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Outras Palavras, Brasília, v. 12, n. 2, p. 93-114, jul./dez. 2016.
MOREIRA, Ruy. O Pensamento Geográfico Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
PAULA, Tiago Garrido; FORTUNA, Denizart. Ensino de Geografia e as metodologias ativas: experiências com a rotação por estações de aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA POLÍTICAS, LINGUAGENS E TRAJETÓRIAS, 14, 2019, Campinas. Anais [...] Campinas, UNICAMP, 2019. p. 4337-4348.
PISSINATI, Maria Cleonice; ARCHELA, Rosely Sampaio. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. Geografia, Londrina, v. 16, n. 1, p. 169-195, jan./jun. 2007.
SANTOS, Regis Stresser; MOURA, José Delgado Paschoal. As metodologias ativas no ensino de Geografia: um olhar para a produção científica e a prática docente. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 82, p. 70-88, ago. 2021.
SILVA, Isabel Crislane Mota et al. Metodologias ativas no ensino de Geografia: a utilização de charges no processo de ensino e aprendizagem. Revista Práticas educativas, memórias e oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 01-13, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VESENTINI, José William. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009.