Mapa coletivo digital uma experiência no projeto AJA-MS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando o contexto de grande presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no cotidiano da sociedade, o presente trabalho apresenta reflexões e análises elaboradas com base em revisões bibliográficas e de uma experiência cartográfica realizada no ano letivo de 2019 em uma escola da rede pública localizada no município de Fátima do Sul-MS. A referida experiência envolveu o uso das TDICs aliadas ao processo de Ensino de Geografia e das aprendizagens cartográficas dos discentes do Projeto de Avanço do Adolescente e do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA/MS), etapa que corresponde ao 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A experiência cartográfica foi desenvolvida nas aulas dos componentes curriculares de Geografia e Informática, e visou envolver e motivar o protagonismo estudantil, articulando as vivências dos alunos em seu espaço local, por meio da interação com as tecnologias digitais na produção de um mapa coletivo digital. Através das reflexões teóricas e da experiência pedagógica realizadas, constatamos que as atividades propiciaram a autonomia e motivaram o senso de pesquisa dos estudantes no processo de ensino, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades na produção dos conhecimentos escolares e alfabetização cartográfica através do uso das TDICs, propiciando a aquisição de habilidades de localização e orientação no espaço geográfico, além do aprofundamento maior no estudo da paisagem do espaço vivido pelos estudantes e da compreensão de que o espaço geográfico não é estático, sendo eles integrantes e agentes transformadores destes espaços.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
ORGES, Fabiana Aparecida Cáceres; MARECO, Maria Joana Durbem. Práticas pedagógicas e formação de professores: tecendo diálogos a partir do contexto social do projeto AJA-MS avanço do jovem na aprendizagem em Mato Grosso do Sul para estudantes de 15 a 17 anos com distorção idade/ano. Anais XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Curitiba-PR, 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/ pdf2015/20403_11529.pdf>. Acesso em: 21 set. 2022.
CANTO, Tânia Semene. Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade. 118 páginas. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro-SP, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/123662?show=full Acesso em: 22 de ago. 2022.
COELHO, Patrícia Silva Leal. Estudantes-cartógrafos: mapas colaborativos, celulares e tecnologias de informação e comunicação na escola. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Espírito Santo. 138f. Vitória-ES, 2016.
GOMES, Suely Aparecida. Cartografia multimídia: possibilidade para a produção de novos conhecimentos geográficos. Rev. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, vol.1, p. 116-135, 2010. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/issue/view/602 Acesso em: 26 de fev. 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MARQUES, Ana L. de B. Andrade. A relevância dos mapas mentais e do Google Earth para a cartografia escolar: um estudo com graduandos de pedagogia. 2012. 104 páginas. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Maceió, 2012.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Resolução/SED Nº 3.053, de 04 de maio de 2016, autoriza o funcionamento do Curso AJA - MS - Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Campo Grande – MS, 2016. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO9287_17_ 11_2016 Acesso em 20 jul. 2020.
MATOS, Morgana Aparecida de. A cultura digital e o cotidiano escolar: a elaboração de textos em inglês e a utilização de recursos tecnológicos para a aquisição do Conhecimento de língua estrangeir. 2016. 40f. Monografia (Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis-SC, 2016.
SED/MS. Projeto Político Pedagógico do Curso AJA-MS, Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, 2016.
SOUSA, Iomara Barros de. Cartografia Multimídia por meio da Internet: discussão teórico - metodológica como instrumento de apoio à Geografia Escolar. In: 14º Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL), Lima-Perú, 2013. Disponível em: <http://redebrasilis.net/2012/04/27/14-egal-lima-peru-2013/> Acesso em 15 set. 2022.