Professor a Terra é plana(?) oficina de construção do globo terrestre poliedro como ferramenta metodológica no ensino de cartografia

Conteúdo do artigo principal

Gabriel de Miranda Soares Silva

Resumo

Os mapas são os principais instrumentos metodológicos no ensino de Geografia. Compreender como são construídos e analisá-los, são alguns dos objetivos no ensino de Geografia. Para os estudantes a compreensão da planificação do globo terrestre, a partir das projeções cartográficas é um dos conceitos mais complexos para serem compreendidos. A partir desta dificuldade o professor necessita ter uma sensível postura pedagógica, auxiliando os estudantes a desenvolverem as habilidades de compreensão deste conteúdo. Assim o objetivo deste relato de experiência é de analisar a aplicação de uma oficina de construção do globo terrestre poliedro, com auxílio de materiais do IBGE Educa demostrando aos estudantes com o globo terrestre “esférico” é “planificado” nos mapas, compreendendo as fases do processo de alfabetização cartográfica e de compreensão da cartografia com uma linguagem, que também auxilia no letramento geográfico, auxiliando na leitura de mundo nas aulas de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, G. (2023). Professor a Terra é plana(?) : oficina de construção do globo terrestre poliedro como ferramenta metodológica no ensino de cartografia. Metodologias E Aprendizado, 6, 87–92. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.2987
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. IBGE Educa. Icosaedro de Fuller. Disponível em <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brincadeiras-2/19588-icosaedro.html > Acesso em 12 de mai. 2022.

CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I: Geografia. Natal, RN:EDUFRN, 2008.

CASTELLAR, Sônia Vanzella. A cartografia e a Construção do Conhecimento no Contexto Escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin. Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, Linguagem e Tecnologia. (Org.). São Paulo: Contexto, 2020. p. 121-146.

MONMONIER, Mark. How To Lie With Maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (Org.). Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. 2. ed., 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. p. 156-170.

SILVA. Gabriel de Miranda Soares. O Mapa Mental do Trajeto Casa-Escola: Ler o lugar e compreender o Mundo. In: ROCHA, Bruna Beatriz; IVANICSKA, Rebeca Freitas; OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges. (Orgs.). Educação e diversidade: itinerários formativos docentes e trajetórias para a formação cidadã. Itapiranga: Schreiben, 2022.

https://doi.org/10.29327/558660

UNICAMP. Derivando Matemática: A primeira medição do raio da Terra. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em < http://www.ime.unicamp.br/~apmat/a-primeira-medicao-do-raio-da-terra/#:~:text=Atualmente%2C%20sabe%2Dse%20que%20a,um%20valor%20de%2039.250%20km. >. Acesso em: 13 de mai. 2022.