Contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino de Cartografia

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Ícaro Belém Horta
https://orcid.org/0000-0002-7184-1494

Resumo

Ao refletir acerca do processo de ensino-aprendizagem com estudantes da educação básica, encontra- se a possibilidade de atuar com os mais variados gostos, formas de aprender e também de expressar o conteúdo. Visando a compreensão de uma organização metodológica e pedagógica, um grupo de pesquisadores estadunidenses – o Center for Applied Special Technology (CAST) – propuseram o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que consiste em uma proposta de organização da prática pedagógica que visa possibilitar múltiplos meios de engajamento, ação e expressão e representação do conteúdo para os mais diversos estudantes envolvidos neste processo. E é através desta perspectiva de propiciar várias formas de aprendizagem que pesquisadores da área da educação, em especial da Educação Especial, utilizam o DUA como possibilidade de atuação com os discentes durante o processo educacional. O presente artigo visa pensar contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino de Geografia, com o recorte para a temática da Cartografia. É pensado na organização desde o planejamento, passando pela execução e também na avaliação deste processo. O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica em que se ampara na concepção do Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning) e também na concepção de Cartografia Escolar. Em concordância com esse ponto, relacionam-se com teorias do ensino de geografia, tais como situação geográfica, a espacialidade do fenômeno e também nas concepções pedagógicas da Taxonomia de Bloom. Tal texto buscará apresentar não uma receita geral para o ensino de cartografia, mas sim uma reflexão da prática docente e também de alguns possíveis caminhos que possam ser traçados para um processo de ensino-aprendizagem que corrobora com a inclusão de todos os estudantes e suas variadas formas de aprender, engajar e expressar o conhecimento. Ademais, o Desenho se mostra de forma positiva não só para os estudantes, mas também para os docentes que ali atuam e para a comunidade escolar.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Horta, Ícaro. (2023). Contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino de Cartografia. Metodologias E Aprendizado, 6, 64–78. https://doi.org/10.21166/metapre.v6i.2933
Edição
Seção
Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Biografia do Autor

Ícaro Belém Horta, UFMG

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursando pós-graduação em Educação Especial. Áreas de pesquisa: ensino de geografia; inclusão escolar; educação especial. 

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