As paisagens do meu lugar de vivência

Conteúdo do artigo principal

Aluisiane Kraisch
Levon Boligian

Resumo

Este plano de aula foi desenvolvido a partir de uma atividade frequentemente compartilhada entre professores pelas redes sociais. Tendo como referência a vista da janela do estudante e a percepção das paisagens cotidianas, pretende-se construir, por meio de um estudo de caso, os conceitos de paisagem e lugar. Fazendo uso de uma abordagem que parte do conhecimento empírico, o estudante será instigado a observar e descrever os elementos que compõem a paisagem que o cerca. A técnica da entrevista e a elaboração de desenhos pretendem exercitar o olhar para o lugar de vivência e, dessa maneira, instigar o estudante a refletir o seu lugar e sua identidade no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Kraisch, A., & Boligian, L. (2022). As paisagens do meu lugar de vivência. Metodologias E Aprendizado, 5, 168–173. https://doi.org/10.21166/metapre.v5i.2802
Edição
Seção
Plano de aula
Biografia do Autor

Aluisiane Kraisch, Instituto Federal Catarinense

Discente do Mestrado em Ensino de Geografia - PROFGEO - Campus Brusque

Levon Boligian, Instituto Federal Catarinense

Docente do Mestrado em Ensino de Geografia - PROFGEO

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos CEDES, v. 25, p. 227–247, ago. 2005.

DE SOUZA CAVALCANTI, LANA. Mirar el paisaje con la mediación del pensamiento geográfico: aprendizaje potente para el mundo contemporáneo. REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales , v. 10, p. 42-58, 2022.

FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. DOS S.; SALES, J. Á. M. DE. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, v. 17, n. 23, p. 203–224, 2014.

LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 2000

VIGOTSKI, LEV SEMIONOVICH. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.