As paisagens do meu lugar de vivência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este plano de aula foi desenvolvido a partir de uma atividade frequentemente compartilhada entre professores pelas redes sociais. Tendo como referência a vista da janela do estudante e a percepção das paisagens cotidianas, pretende-se construir, por meio de um estudo de caso, os conceitos de paisagem e lugar. Fazendo uso de uma abordagem que parte do conhecimento empírico, o estudante será instigado a observar e descrever os elementos que compõem a paisagem que o cerca. A técnica da entrevista e a elaboração de desenhos pretendem exercitar o olhar para o lugar de vivência e, dessa maneira, instigar o estudante a refletir o seu lugar e sua identidade no mundo.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos CEDES, v. 25, p. 227–247, ago. 2005.
DE SOUZA CAVALCANTI, LANA. Mirar el paisaje con la mediación del pensamiento geográfico: aprendizaje potente para el mundo contemporáneo. REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales , v. 10, p. 42-58, 2022.
FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. DOS S.; SALES, J. Á. M. DE. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, v. 17, n. 23, p. 203–224, 2014.
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 2000
VIGOTSKI, LEV SEMIONOVICH. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.