Globalização e suas intercorrências através do jogo Viagem pelo mundo globalizado
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do desenvolvimento e aplicação deste plano de aula é auxiliar professores e alunos na abordagem do tema globalização, através do uso de metodologias ativas, em forma da construção e prática de um jogo de cartas. O emprego de metodologias ativas na educação, é justificado por se mostrarem capazes de despertar o interesse nos alunos, colocando-os no centro do processo de ensino-aprendizagem, aumentando sua autonomia na busca pelo conhecimento. Já o tema globalização, foi escolhido por conta de sua elevada relevância e complexidade, onde muitas vezes as metodologias tradicionais, se mostraram ineficazes em promover a sua compreensão por parte dos alunos. Ao final da execução do plano, concluiu-se que a utilização das metodologias ativas na forma do jogo, demonstrou ser uma estratégia eficaz na construção de um aprendizado significativo, onde, pôde-se perceber entusiasmo e interação por parte dos alunos, que ao final, demonstraram um maior nível de compreensão do tema proposto.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, ed. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. DOI http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 27 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BREDA, T. V. Jogos geográficos na sala de aula. 1 ed. Curitiba: Appris, 2018.
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias ativas Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
PAULA, M. M.; RAMA, M. A. G.; PINESSO, D. C. C. Geografia espaço & interação: 6º ao 9º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.