Educação ambiental e geografia via fotografia: uma experiência de metodologia ativa.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este plano de aula tem por objetivo observar como a construção de um portfólio fotográfico pode ser utilizado na prática pedagógica em educação ambiental, no ensino de geografia. Utiliza a Base Nacional Curricular Comum para o ensino fundamental (2017) como documento norteador do processo e busca no tema transversal contemporâneo da macro área de meio ambiente, refletir sobre uma demanda complexa da vida cotidiana e exercer sua cidadania. Para fundamentar o estudo, busca-se na concepção psicológica de Lev Vygotsky utilizar o sociointeracionismo para proporcionar ao aluno se desenvolver e apropriar-se do conhecimento a partir da sua interação com o meio. Utiliza também a concepção pedagógica de Célestin Freinet estabelecendo em algumas relações do cotidiano dos alunos uma etapa fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 10 mai. 22.
COSTA, M. C. C. A Pedagogia de Célestin Freinet e a vida cotidiana como central na prática pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.23, p. 26 –31, set. 2006 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4927/art02_23.pdf> Acesso em: 10 mai. 22.
FREINET, C. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
O Sal da Terra: Uma viagem com Sebastião Salgado. Direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. Brasil, 2014. DVD.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.