Educação ambiental e geografia via fotografia: uma experiência de metodologia ativa.

Conteúdo do artigo principal

Thiago Henrique de Castro Silva
Reginaldo Plácido

Resumo

Este plano de aula tem por objetivo observar como a construção de um portfólio fotográfico pode ser utilizado na prática pedagógica em educação ambiental, no ensino de geografia. Utiliza a Base Nacional Curricular Comum para o ensino fundamental (2017) como documento norteador do processo e busca no tema transversal contemporâneo da macro área de meio ambiente, refletir sobre uma demanda complexa da vida cotidiana e exercer sua cidadania. Para fundamentar o estudo, busca-se na concepção psicológica de Lev Vygotsky utilizar o sociointeracionismo para proporcionar ao aluno se desenvolver e apropriar-se do conhecimento a partir da sua interação com o meio. Utiliza também a concepção pedagógica de Célestin Freinet estabelecendo em algumas relações do cotidiano dos alunos uma etapa fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, T., & Plácido, R. (2022). Educação ambiental e geografia via fotografia: uma experiência de metodologia ativa. Metodologias E Aprendizado, 5, 219–224. https://doi.org/10.21166/metapre.v5i.2757
Edição
Seção
Plano de aula
Biografia do Autor

Thiago Henrique de Castro Silva, Instituto Federal Catarinense

Docente de rede municipal de educação de Balneário Camboriú e Discente do Mestrado em Ensino de Geografia - PROFGEO / Instituto Federal Catarinense  (IFC)

Reginaldo Plácido, Instituto Federal Catarinense

Docente dos Programas de Pós-Graduação Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) e Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 10 mai. 22.

COSTA, M. C. C. A Pedagogia de Célestin Freinet e a vida cotidiana como central na prática pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.23, p. 26 –31, set. 2006 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4927/art02_23.pdf> Acesso em: 10 mai. 22.

FREINET, C. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins Fontes, 1966.

O Sal da Terra: Uma viagem com Sebastião Salgado. Direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. Brasil, 2014. DVD.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, Lev S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.