Movimentos sociais e Geografia: desenvolvendo o pensamento crítico no oitavo ano do ensino fundamental.

Conteúdo do artigo principal

Maysa Aparecida Goronski
https://orcid.org/0000-0003-3759-4458
Natália Lampert Batista
https://orcid.org/0000-0002-1884-2340

Resumo

Este plano de aula tem por objetivo utilizar de metodologias ativas para abordar  os movimentos sociais nas aulas de Geografia, para as turmas de oitavo ano. Um assunto que muitas vezes é tratado como irrelevante, e que a sociedade não o conhece de fato.  As metodologias ativas que serão utilizadas serão a  construção de portfólios e uma sala de aula invertida, visando principalmente o aprendizado e o pensamento crítico do estudante, e que o mesmo faça indagações sobre o assunto, relacionadas talvez com sua vivência ou com seu conhecimento vivido. Os movimentos sociais estão previstos na Base Comum Curricular, para abordá-los foi realizado levantamento de alguns artigos, que trazem conceitos e aprofundamento deste assunto. Assim, conclui-se que a Geografia é uma ciência ampla, e que assuntos como o do “Movimento Sociais”, são de extrema importância para o ensino escolar e para a sociedade. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Goronski, M. A., & Batista, N. (2022). Movimentos sociais e Geografia: desenvolvendo o pensamento crítico no oitavo ano do ensino fundamental. Metodologias E Aprendizado, 5, 240–244. https://doi.org/10.21166/metapre.v5i.2751
Edição
Seção
Plano de aula
Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Mestrado em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO)

Referências

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