O uso de imagens de satélite para identificar modificações das paisagens: o caso do lugar dos alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Paquetá.

Conteúdo do artigo principal

João Mantovani
Cloves Alexandre de Castro

Resumo

Este plano de aula tem como objetivo fazer análise da paisagem do local de vivência dos estudantes do sexto ano com o uso de geotecnologia, no caso o Google Earth, objetivando perceber as modificações ocorridas entre os anos de 2003 e 2021. O ensino de Geografia deve superar as metodologias tradicionais que focam na memorização e incluir metodologias que despertem a autonomia e o protagonismo. A abordagem do lugar do estudante o remete a ter um olhar espacial sua realidade, buscando ressignificar seu cotidiano.  A Geografia, enquanto componente curricular e tendo como objeto de estudo o espaço geográfico, deve oportunizar aos estudantes o contato e uso das geotecnologias disponíveis para observações e reflexões sobre o uso da superfície terrestre. Conclui-se que o uso de geotecnologia para analisar as modificações temporais na paisagem demonstrou-se eficiente, contribuindo na compreensão dos fenômenos e novos aprendizados aos estudantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Mantovani, J., & Castro, C. (2022). O uso de imagens de satélite para identificar modificações das paisagens: o caso do lugar dos alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Paquetá. Metodologias E Aprendizado, 5, 235–239. https://doi.org/10.21166/metapre.v5i.2750
Edição
Seção
Plano de aula
Biografia do Autor

João Mantovani, Instituto Federal Catarinense

Professor da rede municipal de educação de Brusque. Discente do Mestrado em Ensino de Geografia (PROFGEO).

Cloves Alexandre de Castro, Instituto Federal Catarinense

Docente dos Mestrados em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) e Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

Referências

ACERVO DIGITAL. Imagens de satélite 1984-2016: 32 anos de mudanças na Terra. Disponível em: <https://youtu.be/ZvnPUlsTcJw>.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CALLAI, Helena Copetti. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n.66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16. ed. Campinas: Papirus, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.

VIGOTSKY, L. S. A Formação Social Da Mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.