Aprendizagem Cooperativa aproximações e distanciamentos em relação ao pensamento de Paulo Freire

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Elisangela Voigt Souza
Inge Renate Frose Suhr

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e qualitativo, sobre a Aprendizagem Cooperativa (AC). Compreende-se que apesar deste mundo ser cada vez mais individualista e injusto, é necessário buscar propostas educacionais que façam o caminho contrário, ou seja, rumo a uma educação libertadora. Tem-se como objetivo identificar possíveis aproximações da AC com a concepção pedagógica freireana. Para tanto o artigo percorre os fundamentos da AC a partir de pesquisas publicadas e busca possíveis aproximações desta proposta com as concepções freireanas. Foram utilizados os princípios da Análise de Conteúdo e os resultados da pesquisa apontam que a proximidade da AC com o referencial freireano se situa, principalmente, nos conceitos pedagógicos e práticos. Entretanto, quando analisados os conceitos mais críticos e políticos que caracterizam o pensamento de Paulo Freire, há variações entre as abordagens dos autores que se referem à AC, desde os mais críticos aos que se propõem apenas a mudanças pedagógicas sem questionar o status quo. É possível considerar que embora a AC não dê conta de transformar a realidade opressora, pode contribuir para uma Educação Libertadora, desde que seja desenvolvida no bojo do compromisso político com as classes populares.

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Como Citar
Voigt Souza, E. ., & Suhr, I. (2022). Aprendizagem Cooperativa: aproximações e distanciamentos em relação ao pensamento de Paulo Freire. Metodologias E Aprendizado, 5, 158–167. https://doi.org/10.21166/metapre.v5i.2735
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elisangela Voigt Souza, Instituto Federal Catarinense

Pedagoga formada pelo IFC, atua como docente na rede municipal de Blumenau.

Inge Renate Frose Suhr, Instituto Federal Catarinense

Professora aposentada do Instituto Federal Catarinense, instituição na qual lecionou na licenciatura em Pedagogia, em pós-graduações da área de educação e no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que ocorre em rede nacional. É doutora em educação pela UFPR (2014) com tese intitulada: Ensino Médio: possibilidade de ampliação da inserção laboral da classe que vive do trabalho? Cursou Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982) e mestrado em Educação pela mesma instituição(2004). Atuou como professora adjunta e coordenadora pedagógica no Centro Universitário Uninter (2006-2016), além de outras IES privadas. Coordenou cursos de pós-graduação na modalidade EAD (2008-2010) e lecionou em cursos de licenciatura nesta modalidade, bem como em pós-graduações da área educacional. Como docente vem lecionando disciplinas e orientando trabalhos de curso relacionados aos seguintes temas: Ensino médio e Educação profissional, Teorias do Conhecimento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência como docente e pedagoga em todos os níveis de Ensino, foi professora e coordenadora de curso de formação de professores em nível médio no período compreendido entre 1990 e 2000. Tem como principais temas de pesquisa: a) relação educação e trabalho; b) educação profissional e tecnológica, c) desenvolvimento profissional docente (foco no docente de ensino superior e da educação profissional e tecnológica).

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