Aprendizagem Cooperativa aproximações e distanciamentos em relação ao pensamento de Paulo Freire
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e qualitativo, sobre a Aprendizagem Cooperativa (AC). Compreende-se que apesar deste mundo ser cada vez mais individualista e injusto, é necessário buscar propostas educacionais que façam o caminho contrário, ou seja, rumo a uma educação libertadora. Tem-se como objetivo identificar possíveis aproximações da AC com a concepção pedagógica freireana. Para tanto o artigo percorre os fundamentos da AC a partir de pesquisas publicadas e busca possíveis aproximações desta proposta com as concepções freireanas. Foram utilizados os princípios da Análise de Conteúdo e os resultados da pesquisa apontam que a proximidade da AC com o referencial freireano se situa, principalmente, nos conceitos pedagógicos e práticos. Entretanto, quando analisados os conceitos mais críticos e políticos que caracterizam o pensamento de Paulo Freire, há variações entre as abordagens dos autores que se referem à AC, desde os mais críticos aos que se propõem apenas a mudanças pedagógicas sem questionar o status quo. É possível considerar que embora a AC não dê conta de transformar a realidade opressora, pode contribuir para uma Educação Libertadora, desde que seja desenvolvida no bojo do compromisso político com as classes populares.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
BITU, C.. Aprendizagem cooperativa: uma análise da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública) Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014.
CARVALHO, F.. Trabalho em equipe, aprendizagem cooperativa e pedagogia da cooperação. São Paulo: Scortecci, 2015.
DICKMANN, I.; DICKMANN, I. Primeiras Palavras em Paulo Freire. 3. ed. Chapecó: Livrologia, 2019.
ESTRELA, E. Aprendizagem cooperativa: uma experiência em uma escola pública no município de Jardim – Ceará, 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública) Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 52 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015 (Coleção Leitura).
FUSCO, J. Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JOHNSON, D.; JOHNSON, R..; SMITH, K. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades: Qual é a Evidência de que Funciona? Pensar, Dialogar e Aprender, Change, v. 30, n.4, p. 91-102, Jul./Aug. 1998. Disponível em: https://www.andrews.edu/~freed/ppdfs/readings.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.
MATOS, C. Aprendizagem cooperativa em sala de aula na EEEP Alan Pinho Tabosa-CE e sua relação com uma cultura de paz, sob a ética das juventudes, 2018. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal do Ceará, 2018.
MELO, J. Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos, 2018. 247 f. Dissertação (mestrado Profissional Em Ensino De Ciências) Universidade De Brasília, 2018.
MOZZATO, A.; GRZYBOVSKI, D. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, p. 731-747, Jul./Ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v15n4/a10v15n4.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400010
PICANÇO, W. FDRobô: um framework didático para auxiliar o ensino de linguagem de programação adaptada ao método de aprendizagem cooperativa e competitiva, 2016. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica) Universidade Federal do Amazonas, 2016.
RIBEIRO, J. A Aprendizagem Cooperativa (AC) como prática educativa ambiental: contribuições para a ampliação do meio ambiente, 2015. 205 f. Tese (Programa Educação para a Ciência) Universidade Estadual Paulista, 2015.
RODRIGUES, I. Sequência Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemática: reflexões metodológicas sobre a postura docente, 2017. 134 f. Dissertação (Programa De Pós-graduação Em Educação Brasileira) Universidade Federal Do Ceará – Faculdade De Educação, 2017.
SILVA, C. Aprendizagem Cooperativa No Contexto Da Sala De Aula: A Análise Da Evolução Psicogenética Da Língua Escrita De Aluno Com Deficiência Intelectual, 2016. 339 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal do Ceará, 2016.