Utilização de MEMS((Micro-Electro-Mechanical Systems – sistemas microeletromecânico) para aplicações de circuitos de baixo custo de movimentação e sensoriamento

Conteúdo do artigo principal

Jackson Stuhler

Resumo

Com o avanço da tecnologia os processos de fabricação de microcomponentes dentro de um circuito integrado (CIs) permitiram a construção de micro estruturas mecânicos como sensores e atuadores comumente chamadas de MEMS (electro-mechanical systems – sistemas eletromecânicos) com tamanho na ordem de 0,001 mm e podendo ser compostos de diversos materiais como silicone, cerâmica, polímeros e metais estes sensores estão revolucionando o mercado com diversas aplicações na área de entretenimento, indústria, medicina, automobilístico e aeroespacial dentre outros, que anteriormente era muito limitado devido ao custo e tamanho dos dispositivos. Dentre esses dispositivos serão abordado os sensores de Unidade de Medição Inercial (IMU) com foco no sensoriamento para unidades de automação e robótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Stuhler, J. (2022). Utilização de MEMS((Micro-Electro-Mechanical Systems – sistemas microeletromecânico) para aplicações de circuitos de baixo custo de movimentação e sensoriamento. Metodologias E Aprendizado, 5, 82–91. https://doi.org/10.21166/metapre.v5i.2696
Edição
Seção
Relato de Experiência

Referências

McRoberts, Michel. Arduino Básico. São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2011.

LIMA, Sandro R. S. de. Sistemas, Referenciais e Processos associados à integração GPS/INS. Curitiba, 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas), CPGCG, UFPR

Sturm, Wilerson. Sensores Industriais: Conceitos Teóricos e Aplicações Práticas. Rio de Janeiro, 2004.

FREITAS, Sílvio R. C. de. Posicionadores inerciais. Curitiba, 1980. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas), CPGCG, UFPR.

FREITAS, Sílvio R. C. de. Posicionadores inerciais. Curitiba, 1980. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas), CPGCG, UFPR.

MORI, Anderson Morais. O uso de sistemas inerciais para apoiar a navegação autônoma. São Paulo, 2013. Dissertação ( Mestrado em Ciências), EPUSP.

Apostila Eletrogate. Apostila Arduino Big Jack. Versão 1.0 – setembro de 2020.

Apostila Eletrogate. Apostila Arduino Advanced. Versão 1.0 – novembro de 2018.

Processing Foundation, Disponível em: < https://processing.org/ >. Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

Sensores em robótica: Inerciais, Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5301735/mod_resource/content/3/PMR3502_Aula4C_Sensores_Rob%C3%B3tica_Inerciais.pdf> Acesso em: 09 de dezembro de 2021.

Sensores inerciais, Disponível em: < http://www2.decom.ufop.br/imobilis/sensores-inerciais-e-derivacao-de-atitude-parte-1/> Acesso em: 07 de dezembro de 2021.

MEMS, Disponível em: <https://www.gta.ufrj.br/grad/04_2/ComOpticos/mems.html> Acesso em: 02 de dezembro de 2021.

Sensores funcionamento, Disponível em:<http://www.eletrica.ufpr.br/edu/Sensores/1999/joao/funcionamento.htm/> Acesso em: 11 de dezembro de 2021.

Acelerometro, Disponível em: < https://seara.ufc.br/pt/tintim-por-tintim/tecnologia/o-acelerometro/> Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

Tipos de Acelerômetros, Disponível em: < https://www.dmc.pt/tipos-de-acelerometros/> Acesso em 10 de dezembro de 2021.

Baú da eletrônica, Disponível em: <https://www.baudaeletronica.com.br/acelerometro-3-eixos-mma8452.html> Acesso em 11 de dezembro de 2021.

Howtomechatronics, Disponível em: < https://howtomechatronics.com/how-it-works/electrical-engineering/mems-accelerometer-gyrocope-magnetometer-arduino/> Acesso em 11 de dezembro de 2021.

GTA/UFRJ – grupo de teleinformática e automação, Disponível em: < https://www.gta.ufrj.br/> Acesso em 11 de dezembro de 2021.