Geografia e terceira idade Uma proposta construtiva para a cartografia escolar na EJA

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Aparecido Godoi
https://orcid.org/0000-0002-0708-9920
Francismara Neves Oliveira

Resumo

Os alunos que frequentam a EJA apresentam características diversas, há os jovens, os adultos e as pessoas da terceira idade. Devido a essa diversidade dos alunos, essa modalidade de ensino demanda uma estruturação curricular e pedagógica diferenciada, para que assim alcance sua proposta formativa. Nesse contexto, é importante que o docente conheça o aluno, investigue os alcances, dificuldades e saberes dos estudantes, para assim definir caminhos metodológicos adequados para o desenvolvimento da leitura geográfica do mundo. Diante disso, o presente artigo objetivou relacionar os saberes da Geografia e da cartografia escolar na terceira idade, investigando as noções espaciais envolvidas no processo de alfabetização cartográfica na Educação de Jovens e Adultos e as ideias acerca da Geografia presente no ideário de pessoas da terceira idade. Para tanto, toma como aporte a teoria piagetiana sobre a representação do espaço e caracteriza-se como estudo de caso. Participaram dois adultos: Participante A (64 anos) e Participante B (66 anos). O método clínico piagetiano fundamentou a coleta dos dados, realizada por meio do experimento Mapa da Aldeia e entrevista semiestruturada. Os resultados do experimento indicaram características típicas do período operatório concreto, nas quais os participantes apresentavam dificuldades em estabelecer abstrações acerca da perspectiva vertical e redução proporcional em escala. Já a entrevista permitiu conhecer aspectos da trajetória de vida dos participantes, e suas ideias sobre a Geografia, enquanto campo de pesquisa que relaciona a natureza e o bem-estar social (Participante A) e como campo educacional para o desenvolvimento e aprendizado (Participante B).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Godoi, G., & Oliveira, F. (2021). Geografia e terceira idade: Uma proposta construtiva para a cartografia escolar na EJA. Metodologias E Aprendizado, 4, 232–241. https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2232
Seção
Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia
Biografia do Autor

Guilherme Aparecido Godoi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação (CECA) na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

Francismara Neves Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BRAGA, F. M.; FERNANDES, J. R. Educação de jovens e adultos: contribuições de artigos em periódicos brasileiros indexados na base Scielo (2010-2014). Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 173-196, maio-ago., 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015723757

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. 2ª edição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

COURA, I. G. M. A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

PEIXOTO, C. Entre o estigma e a compaixão e os termos classificatórios: velho, velhote, idoso, Terceira Idade. In: BARROS, M. M. L. (Org.) Velhice ou Terceira Idade? estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. 3ªed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.