Incentivo à docência por meio do PIBID na formação inicial de professores de Geografia para educação básica

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Josias Ivanildo Flores de Carvalho
https://orcid.org/0000-0001-6920-0797
Prof. Francisco Kennedy Silva dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-4431-5632
Profª Laryssa de Aragão Souza
https://orcid.org/0000-0001-7868-2484
Profa. Ana Regina Marinho da Rocha Serafim
https://orcid.org/0000-0002-0224-2156

Resumo

Nas recentes políticas públicas educacionais, a formação inicial de professores para atuação na Educação Básica receberam um destaque merecido, devido o processo de profissionalidade que a profissão vem tomando na atualidade. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, é uma das recentes políticas públicas educacionais que evidenciam isto. Assim, este trabalho possui o objetivo de compreender o que levou e incentivou os egressos do PIBID-Subprojeto/Interdisciplinar da UPE, Campi Mata Norte a participar deste programa. A abordagem empregada nesta pesquisa é a qualitativa, do tipo ex-post-facto. Diante da análise e da avaliação realizada por meio das respostas obtidas junto aos egressos da área de Geografia, do PIBID/Subprojeto-Interdisciplinar, do Campi Mata Norte da UPE, concluiu-se que o que conduziu os licenciandos de Geografia a participarem do PIBID foi a busca por uma melhor formação inicial, pretendendo superar principalmente a fragmentação ainda existente na formação inicial entre a teoria e a prática. Observou-se diante dos dados também que a bolsa oferecida aos participantes de certa maneira incentiva a docência e a permanência no curso de Licenciatura em Geografia, pois permite que os discentes sobrevivam financeiramente na Educação Superior, dada as desigualdades socioeconômicas que o Brasil possui. 

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Como Citar
Carvalho, J., Santos, F., Sousa, L. ., & Serafim, A. . (2021). Incentivo à docência por meio do PIBID na formação inicial de professores de Geografia para educação básica. Metodologias E Aprendizado, 4, 197–205. https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2229
Seção
Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia
Biografia do Autor

Prof. Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 2. Avaliador do BASis/MEC. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE (2016-2020); Na coordenação do curso de licenciatura em Geografia, modalidade a distância (2015-2017). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá. Atua principalmente nos temas: Tecnologias Digitais e Ensino; Educação à Distância (EAD); Pedagogia e Docência Universitária; Formação de Professores; Inovação Pedagógica e Cultura Escolar; Didática e Metodologias Ativas; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Epistemologia Científica com ênfase na Ciência Geográfica.

Profª Laryssa de Aragão Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Geografia (2018-2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO; na área de concentração: Regionalização e Análise Regional - tendo suas pesquisas vinculadas à linha de pesquisa: Educação Geográfica, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço e, Graduação em Licenciatura em Geografia (2014-2018) pelo Departamento de Ciências Geográficas - DCG, ambos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). Tem experiência em Geografia na Área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Geográfica, com atuação especificamente em temas como: Práticas Avaliativas em Geografia, Políticas Educacionais, conteúdos físico-naturais da Geografia, documentos basilares para o Ensino Médio, Avaliação da aprendizagem.

Profa. Ana Regina Marinho da Rocha Serafim, Universidade Estadual de Pernambuco

Geógrafa. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2004), Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas áreas de Geografia, Educação, Meio Ambiente, Pedagogia e Turismo. Experiência na área de Avaliação de Impacto Ambiental, como Analista Ambiental - Geógrafa. Experiência na área de Formação de Professores. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco no curso de Licenciatura em Geografia - Campus Mata Norte.

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