Porosidade e permeabilidade Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da Cultura Escolar
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Resumo
O uso da cultura escolar ganhou impulso nas investigações da história das instituições escolares. Neste artigo, a partir dos estudos de cultura escolar, a problematização gravitou em torno de possíveis categorias a serem utilizadas numa abordagem meso-analítica da história das instituições escolares. Busca-se com isso, sugerir categorias que possam contribuir para determinar os espaços de diálogo e influência da instituição escolar. Para isso, o texto apresenta uma contextualização teórica sobre história cultural e mesoanálise, aborda o conceito de cultura escolar e suas possibilidades, bem como o conceito e a possível relação das categorias porosidade e permeabilidade na pesquisa em história das instituições escolares. Esta aproximação dos conceitos, bem como sua problematização, ocorre em diálogo com autores que ampliaram os estudos sob o olhar das culturas escolares e, neste sentido, este texto busca se inserir no debate teórico, consciente do não esgotamento da discussão dos conceitos a serem trabalhados.
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