Porosidade e permeabilidade Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da Cultura Escolar

Conteúdo do artigo principal

Reginaldo Plácido
https://orcid.org/0000-0001-5608-2621
Shyrlei Karyna Jagielski Benkendorf
https://orcid.org/0000-0002-4485-3051
Denise Matiola Todorov
https://orcid.org/0000-0003-0758-1146

Resumo

O uso da cultura escolar ganhou impulso nas investigações da história das instituições escolares.  Neste artigo, a partir dos estudos de cultura escolar, a problematização gravitou em torno de possíveis categorias a serem utilizadas numa abordagem meso-analítica da história das instituições escolares. Busca-se com isso, sugerir categorias que possam contribuir para determinar os espaços de diálogo e influência da instituição escolar. Para isso, o texto apresenta uma contextualização teórica sobre história cultural e mesoanálise, aborda o conceito de cultura escolar e suas possibilidades, bem como o conceito e a possível relação das categorias porosidade e permeabilidade na pesquisa em história das instituições escolares.  Esta aproximação dos conceitos, bem como sua problematização, ocorre em diálogo com autores que ampliaram os estudos sob o olhar das culturas escolares e, neste sentido, este texto busca se inserir no debate teórico, consciente do não esgotamento da discussão dos conceitos a serem trabalhados.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Plácido, R., Benkendorf, S., & Todorov, D. (2021). Porosidade e permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da Cultura Escolar. Metodologias E Aprendizado, 4, 183–196. https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2221
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Reginaldo Plácido, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação. Docente no Instituto Federal Catarinense e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Blumenau - SC, Brasil.

Shyrlei Karyna Jagielski Benkendorf, Instituto Federal Catarinense

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Bibliotecária no Instituto Federal Catarinense, Concórdia - SC, Brasil.

Denise Matiola Todorov, Instituto Federal Catarinense

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Docente na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina Catarinense, Blumenau - SC, Brasil.

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