Atividades pedagógicas não presenciais Experiências interdisciplinares no IFPR - Campus Curitiba em tempos de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Julianne Neves
Leandro Rafael Pinto
Letícia Aparecida Gomes Cezimbra
Renato Rosário

Resumo

A interdisciplinaridade tem muitos conceitos e variados enfoques no ambiente escolar e, embora esteja presente nos discursos de diversos educadores e instituições de ensino, ainda apresenta desafios nas possíveis formas de sua aplicação. Assim, este artigo apresenta alguns conceitos de interdisciplinaridade defendidos por autores de referência da educação, da ciência e do ensino, que estão relacionados à prática docente e à importância de sua utilização, em especial para o constante aprimoramento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma análise destas teorias e conceitos com as propostas interdisciplinares aplicadas nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Curitiba do IFPR neste período de pandemia da Covid-19. Para fundamentar a temática foram utilizados como métodos, a pesquisa bibliográfica e documental e para a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo em uma abordagem qualitativa. Foram encontradas três propostas interdisciplinares ocorridas entre os meses de março a maio de 2020, foram contactados os autores destas propostas e entrevistados, por e-mails ou videoconferência, para obter o detalhamento de cada uma bem como uma prévia dos resultados obtidos pelos professores responsáveis. Finalmente, comprovou-se que, apesar de distintas, as três propostas analisadas são exemplos significativos de experiências interdisciplinares, cujos planejamentos foram baseados no diálogo, nas relações e cooperação entre professores e estudantes e na desconstrução da prática docente habitual.

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Como Citar
Neves, J., Pinto, L. R., Cezimbra, L. A. G. ., & Rosário, R. (2020). Atividades pedagógicas não presenciais: Experiências interdisciplinares no IFPR - Campus Curitiba em tempos de pandemia. Metodologias E Aprendizado, 3, 218–230. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1456
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Julianne Neves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Pedagoga no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Leandro Rafael Pinto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Letícia Aparecida Gomes Cezimbra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Renato Rosário, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

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