Ensino e trabalho remoto em tempos de pandemia Estudo de caso na área da educação no estado de Santa Catarina

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Vivian da Silva Celestino Reginato

Resumo

Devido a pandemia de Coronavírus o mundo inteiro está sofrendo com os inúmeros impactos em diferentes países. Desde metade do mês de março de 2020, as atividades relacionadas à educação, entre outras, estão suspensas de forma presencial no Estado de Santa Catarina e muitas escolas adotaram o ensino remoto como alternativa para não suspender o ano letivo. Para colaborar no entendimento acerca do impacto da COVID-19 na área do ensino, esta pesquisa tem por objetivo principal estimar a quantidade de estudantes e professores da educação básica no Estado de Santa Catarina, por município, que estão em ensino/trabalho remoto devido à COVID-19. Especificamente os objetivos são: quantificar as escolas públicas de ensino básico, o número de alunos matriculados e professores disponíveis por município e; analisar se as relações existentes entre as informações são convergentes ou divergentes. Para tanto, como método de pesquisa foi realizada pesquisa qualitativa bibliográfica e quantitativa documental em diferentes fontes, bem como foram produzidos mapas do estudo de caso para representar as informações pesquisadas em softwares específicos. Os mapas e as análises realizadas permitiram visualizar a oferta de escolas públicas por município do Estado, os níveis de ensino ofertados, se fundamental e/ou médio, a quantidade de alunos matriculados, a quantidade de professores por município, bem como estimar que o quantitativo humano que está em ensino/trabalho remoto devido a pandemia de Coronavírus durante o ano de 2020 se aproxima entre 16% e 23% da população do Estado de Santa Catarina, ou seja, entre 1.164.290 e 1.671.241 pessoas.

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Como Citar
Reginato, V. da silva. (2020). Ensino e trabalho remoto em tempos de pandemia: Estudo de caso na área da educação no estado de Santa Catarina. Metodologias E Aprendizado, 3, 192–205. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1370
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vivian da Silva Celestino Reginato, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós-doutorado em Modelação Geográfica e Gestão Territorial pela Universidade Nova de Lisboa, possui doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Sensoriamento Remoto e graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Modelagem Geográfica e Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Cadastro, Topografia, Cartografia Digital, Qualidade e Atualização Cartográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e controle de qualidade de produtos cartográficos/altimétricos, geração de bases cartográficas para SIG, modelagem tridimensional para simulação de cenários, identificação de áreas com potencial para geração de energia elétrica por fontes renováveis.

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