Popularização das informações a partir do canal do Youtube do projeto CORONAGIS O papel da divulgação científica em tempos de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Lindberg Nascimento Junior
Vivian da Silva Celestino Reginato
Paulo Fernando Meliani
Fabrício Augusto Menegon
Eduardo Augusto Werneck Ribeiro

Resumo

O paradoxo da pandemia da COVID-19 mostrou que mesmo em tempos informacionais, nunca se consumiu tantas informações falsas (popularmente conhecidas como Fake News). Inúmeros veículos de informações (imprensa, blogs pessoais, consórcios de empresas de comunicação, entre outros) buscaram criar mecanismos de controle, avaliação e checagem sobre a veracidade sobre as mais variadas informações, no entanto, estes esforços encontram uma árdua luta, sobretudo no que tange aquelas relativas à Covid-19. Deste contexto, apresenta-se neste relato de experiência um conjunto de ações desenvolvidas pelo Projeto CoronaGis, sobretudo, as que são relativas à análise epidemiológica e cartográfica da Covid-19 em Santa Catarina e seus impactos associados. O objetivo do relato é compartilhar os resultados das atividades de difusão do conhecimento do projeto, o canal Corongis Soluções Cartográficas na plataforma Youtube, e com isso debater e problematizar o caráter central dos fundamentos científicos para análise da doença.

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Como Citar
Nascimento Junior, L., Reginato, V. . ., Meliani, P., Menegon, F., & Ribeiro, E. (2020). Popularização das informações a partir do canal do Youtube do projeto CORONAGIS: O papel da divulgação científica em tempos de pandemia. Metodologias E Aprendizado, 3, 176–183. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1360
Seção
Relato de Experiência
Biografia do Autor

Lindberg Nascimento Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

ornado geógrafo pela UEL (licenciatura e bacharelado) graças à política de cotas. Mestre e doutor em geografia pela UNESP, Presidente Prudente, e atualmente, esposo da Fani, pai do Joca e professor do Departamento de Geociências da UFSC, Florianópolis - aprovado em concurso com reserva de vagas para negros. Sim! Sou em parte produto de políticas de ações afirmativas raciais. Atuo no curso de geografia e no Mestrado Profissional em Desastres Naturais. Tenho interesse em temas voltados à climatologia geográfica, geografia do clima e educação geográfica para as relações étnico-raciais, com foco nos impactos da variabilidade e teleconexões, episódios extremos e clima urbano, riscos e vulnerabilidade, e cartografia-histórica da África. Participo do Laboratório de Climatologia Aplicada - LabClima, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo), do Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA), do Grupo de Pesquisa Alteritas - Diferença, Arte e Educação, do Grupo de Estudos de Desastres Naturais ? GEDN, do Grupo de Pesquisa Colapso - Natureza e Sociedade (UFBA), da Rede Climas Subtropicais, da Rede de pesquisadores Qualidade Ambiental Urbana e da Rede de Geógrafas/os Negras/os.

Vivian da Silva Celestino Reginato, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós-doutorado em Modelação Geográfica e Gestão Territorial pela Universidade Nova de Lisboa, possui doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Sensoriamento Remoto e graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Modelagem Geográfica e Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Cadastro, Topografia, Cartografia Digital, Qualidade e Atualização Cartográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e controle de qualidade de produtos cartográficos/altimétricos, geração de bases cartográficas para SIG, modelagem tridimensional para simulação de cenários, identificação de áreas com potencial para geração de energia elétrica por fontes renovávei

Paulo Fernando Meliani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Geógrafo. Professor-Pesquisador. Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio de doutorado na Università Ca Foscari di Venezia (UNIVE), em Veneza (Itália). Especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pela Universidade do Algarve (UAlg), em Faro (Portugal). Foi Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, na Bahia, e Professor Adjunto Visitante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, no Paraná. Atualmente é Professor Adjunto Colaborador do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisador acadêmico nas áreas de Geografia Física (com ênfase em Geomorfologia) e de Geografia Humana (com ênfase em Geografia do Trabalho no Turismo). Integra o grupo de pesquisa do CNPq: "Estrutura, dinâmica e conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade" (BIOGEO), vinculado à Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da UDESC. Publicações completas em: https://independent.academia.edu/PauloFernandoMeliani

Fabrício Augusto Menegon, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2011). Professor do Departamento de Saúde Pública, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de saúde do trabalhador, ergonomia e epidemiologia. Desenvolve pesquisas e projetos sobre intervenção ergonômica, condições de trabalho, processo saúde-doença no trabalho, epidemiologia ocupacional, políticas e programas em saúde do trabalhador, saúde mental e trabalho.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Docente permanente dos mestrados profissionais: Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Blumenau) e Tecnologia e Ambiente (Araquari). Tem área de interesse em: Educação Profissional e Tecnológica, Inovação Tecnológicas, Geografia da Saúde, Geoprocessamento, Cartografia e Educação Ambiental.

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