Popularização das informações a partir do canal do Youtube do projeto CORONAGIS O papel da divulgação científica em tempos de pandemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O paradoxo da pandemia da COVID-19 mostrou que mesmo em tempos informacionais, nunca se consumiu tantas informações falsas (popularmente conhecidas como Fake News). Inúmeros veículos de informações (imprensa, blogs pessoais, consórcios de empresas de comunicação, entre outros) buscaram criar mecanismos de controle, avaliação e checagem sobre a veracidade sobre as mais variadas informações, no entanto, estes esforços encontram uma árdua luta, sobretudo no que tange aquelas relativas à Covid-19. Deste contexto, apresenta-se neste relato de experiência um conjunto de ações desenvolvidas pelo Projeto CoronaGis, sobretudo, as que são relativas à análise epidemiológica e cartográfica da Covid-19 em Santa Catarina e seus impactos associados. O objetivo do relato é compartilhar os resultados das atividades de difusão do conhecimento do projeto, o canal Corongis Soluções Cartográficas na plataforma Youtube, e com isso debater e problematizar o caráter central dos fundamentos científicos para análise da doença.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
Chakraborty, I.; Maity, P. COVID-19 outbreak: Migration, effects on society, global environment and prevention. Sci Total Environ. 2020;728:138882. doi:10.1016/j.scitotenv.2020.138882. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138882
Garbuio, M. E. M. da S. (2020). Experiência Vivida : A Trajetória Empírica social de uma tese de doutorado. Metodologias E Aprendizado , 2, 112 - 116. https://doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1351
Kim, S. J., & Bostwick, W. (2020). Social Vulnerability and Racial Inequality in COVID-19 Deaths in Chicago. Health Education & Behavior: the official publication of the Society for Public Health Education, 47(4), 509–513. https://doi.org/10.1177/1090198120929677.
MacIntyre, CR. Case isolation, contact tracing, and physical distancing are pillars of COVID-19 pandemic control, not optional choices. Lancet Infect. Dis. 2020. Published Online June 16, 2020. https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30512-0
Matiola, C. (2020). Capacitação para técnicos e gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do estado de Santa Catarina: Produto educacional desenvolvido. Metodologias E Aprendizado , 2, 80 - 85. https://doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1341
Nicola, M.; Alsafi, Z.; Sohrabi, C.; Kerwan, A.; Al-Jabir, A.; Iosifidis, C.; Agha, M.; Agha, R. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): A review. Int J Surg. 2020; 78:185-193. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.04.018
Nussbaumer-Streit, B.; Mayr, V.; Dobrescu, A.I.; Chapman, A.; Persad, E.; Klerings, I.; Wagner, G.; Siebert, U.; Christof, C.; Zachariah, C.; Gartlehner, G. Quarantine alone or in combination with other public health measures to control COVID-19: a rapid review. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020, Issue 4. Art. No.: CD013574. https://doi.org/10.1002/14651858.CD013574.
Seixas, R. (2019). A retórica da pós-verdade: o problema das convicções. EID&A - Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 18(1). https://doi.org/10.17648/eidea-18-2197
Silva, P. R., Ribeiro, E., Serpe, B., Matallana, G., Meira, E., Mattedi, M., Gaia, C., Spiess, M., Ludwing, L., Castro, C., Guimarães, P. ., & Martins, A. (2020). Transferência de Tecnologia para Monitoramento Ambiental por Drone em Aterros Sanitários Regulados e Recursos Hídricos no Vale do Itajaí – SC. Metodologias E Aprendizado , 2, 52 - 57. https://doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1310
Takemoto, M., Menezes, M. O., Andreucci, C. B., Nakamura-Pereira, M., Amorim, M., Katz, L., & Knobel, R. (2020). The tragedy of COVID-19 in Brazil: 124 maternal deaths and counting. International Journal of Gynaecology and Obstetrics: the official organ of the International Federation of Gynaecology and Obstetrics. https://doi.org/10.1002/ijgo.13300
Torales, J., O'Higgins, M., Castaldelli-Maia, J. M., & Ventriglio, A. (2020). The outbreak of COVID-19 coronavirus and its impact on global mental health. The International Journal of Social Psychiatry, 66(4), 317–320. https://doi.org/10.1177/0020764020915212
Viner, R.M.; Russel, S.J.; Croker, H.; Packer, J.; Ward, J.; Stansfield, C.; Mytton, O.; Bonell, C.; Booy, R. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health 2020; 4: 397–404. Published Online April 6, 2020. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X.
World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19). Situation Report – 200, 7, August 2020, 17 p. Disponível em https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200807-covid-19-sitrep-200.pdf?sfvrsn=2799bc0f_2&ua=1.