Análise da distribuiçao espacial da COVID-19 em Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A COVID-19 é uma doença respiratória aguda que foi classificada como pandemia em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde. Muitos esforços têm sido despendidos com o intuito de acompanhar e apresentar a distribuição espacial dos casos dessa doença e em várias escalas. São observadas abordagens metodológicas das mais diferenciadas, como mapas coropléticos e cartogramas, mapas com símbolos proporcionais, dinâmicos ou estáticos, além de gráficos e tabelas. Cada recurso adaptado às especificidades da escala ou do contexto regional. Com o objetivo de apresentar contribuições metodológicas para a representação de dados epidemiológicos, apresentamos a distribuição espacial dos casos confirmados da COVID-19 em Minas Gerais, até a data de 21 de junho de 2020, com uso de Cartogramas de Áreas Contíguas Univariados, de um Mapa Coroplético Bivariado e de um Mapa de Símbolos Proporcionais para a representação de dados relativos e absolutos. Os resultados evidenciaram a tendência de municípios com maiores populações ou maiores densidades demográficas apresentarem mais casos confirmados da doença e as medidas que relativizam os números absolutos de casos confirmados com a população residente, quando representados pelos cartogramas ou pelo mapa Coroplético Bivariado, revelaram informações que ficavam visualmente ocultadas pelas diferenças das áreas dos municípios.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
Referências
Brasil.io. COVID-19. Disponível em: https://brasil.io/dataset/covid19.Acesso em 22 jun 2020.
BREWER, Cynthia A. Design Better Maps: a guide for GIS users. Second Edition. California: ESRI Press. 2016.
GASTNER, M.T. and NEWMAN, M. Diffusion-based method for producing density equalizing maps. In: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. 2004.
SCAPE Toad: not just one metric. In: Scape Toad. Disponível em: http://scapetoad.choros.place/. Acesso em 30 jun. 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Distribuição dos casos de COVID-19. Belo Horizonte. Disponível em: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel. Acesso em 22 jun. 2020
STEVENS, Joshua. Bivariate Choropleth Maps: a how-to guide. In: joshuasevens.net. 2015. Disponível em: https://www.joshuastevens.net/cartography/make-a-bivariate-choropleth-map/. Acesso em 30 jun. 2020.
TYNER, Judith A. Principles of map design. New York: The Guilford Press. 2010.