Análise da distribuiçao espacial da COVID-19 em Minas Gerais

Conteúdo do artigo principal

Paulo Fernando Braga Carvalho
Herbert Pardini

Resumo

A COVID-19 é uma doença respiratória aguda que foi classificada como pandemia em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde. Muitos esforços têm sido despendidos com o intuito de acompanhar e apresentar a distribuição espacial dos casos dessa doença e em várias escalas. São observadas abordagens metodológicas das mais diferenciadas, como mapas coropléticos e cartogramas, mapas com símbolos proporcionais, dinâmicos ou estáticos, além de gráficos e tabelas. Cada recurso adaptado às especificidades da escala ou do contexto regional. Com o objetivo de apresentar contribuições metodológicas para a representação de dados epidemiológicos, apresentamos a distribuição espacial dos casos confirmados da COVID-19 em Minas Gerais, até a data de 21 de junho de 2020, com uso de Cartogramas de Áreas Contíguas Univariados, de um Mapa Coroplético Bivariado e de um Mapa de Símbolos Proporcionais para a representação de dados relativos e absolutos. Os resultados evidenciaram a tendência de municípios com maiores populações ou maiores densidades demográficas apresentarem mais casos confirmados da doença e as medidas que relativizam os números absolutos de casos confirmados com a população residente, quando representados pelos cartogramas ou pelo mapa Coroplético Bivariado, revelaram informações que ficavam visualmente ocultadas pelas diferenças das áreas dos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Braga Carvalho, P. F., & Pardini, H. (2020). Análise da distribuiçao espacial da COVID-19 em Minas Gerais. Metodologias E Aprendizado, 3, 159–166. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1344
Seção
Mapas e desenhos industriais
Biografia do Autor

Paulo Fernando Braga Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), especialização em Educação Matemática pela FAFI-BH, mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), pós-doutorado em Geografia pela UFMG . Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da graduação (departamentos de Matemática e de Geografia) e Coordena o curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento de Análise Espacial na mesma instituição. Membro do Núcleo de Inteligência Social (NIS/PUC Minas). Tem experiência e atua nas áreas de Análise Espacial, Métodos Quantitativos, Estatística Espacial e Geografia da Saúde.

Herbert Pardini, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Mestrando em História na Universidade Federal de Viçosa (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania), graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002), especialista em Gestão em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Possui 16 anos de experiência em consultoria nacional e internacional em projetos de turismo, meio ambiente e manejo de visitação em Unidades de Conservação. Atualmente atua em projetos que envolvem Geoprocessamento e Análise Espacial, trabalhando na elaboração de mapas web e impressos.

Referências

Brasil.io. COVID-19. Disponível em: https://brasil.io/dataset/covid19.Acesso em 22 jun 2020.

BREWER, Cynthia A. Design Better Maps: a guide for GIS users. Second Edition. California: ESRI Press. 2016.

GASTNER, M.T. and NEWMAN, M. Diffusion-based method for producing density equalizing maps. In: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. 2004.

SCAPE Toad: not just one metric. In: Scape Toad. Disponível em: http://scapetoad.choros.place/. Acesso em 30 jun. 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Distribuição dos casos de COVID-19. Belo Horizonte. Disponível em: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel. Acesso em 22 jun. 2020

STEVENS, Joshua. Bivariate Choropleth Maps: a how-to guide. In: joshuasevens.net. 2015. Disponível em: https://www.joshuastevens.net/cartography/make-a-bivariate-choropleth-map/. Acesso em 30 jun. 2020.

TYNER, Judith A. Principles of map design. New York: The Guilford Press. 2010.