O Principio da verticalização nos Institutos Federais: Possibilidades e desafios

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Roseli Bonfante
Cladecir Alberto Schenkel

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender o significado e elucidar o princípio da verticalização nos Institutos Federais. Este princípio acarretou expressiva mudança em relação às ofertas educacionais e ao público-alvo das instituições que deram origem aos IFs. Passaram a conviver, no espaço dessas instituições escolares e de acordo com as ofertas de cada unidade, alunos de ensino médio integrado aos cursos técnicos, de cursos técnicos concomitantes ou subsequentes, de qualificação profissional, de ensino superior de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu). A verticalização implica em uma mudança profunda do fazer pedagógico. Para os docentes, a verticalização acarreta que eles atuem, simultaneamente, em cursos de diferentes níveis de ensino. Há, portanto, a necessidade de ajustar o seu fazer, os seus conteúdos e a sua linguagem a públicos com diferentes níveis de amadurecimento intelectual e de interesses em relação às escolhas pessoais e profissionais. Para os discentes, implica em ampliar as oportunidades para dar continuidade ao seu processo de formação em uma mesma instituição, do ensino médio à pós-graduação.

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Como Citar
Bonfante, R. ., & Schenckel, C. (2020). O Principio da verticalização nos Institutos Federais: Possibilidades e desafios. Metodologias E Aprendizado, 1, 83–90. https://doi.org/10.21166/metapre.v1i0.1112
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roseli Bonfante, Instituto Federal Catarinense - ProfEPT Polo Blumenau

Psicóloga, Mestranda do ProfEPT IFC Blumenau

Cladecir Alberto Schenkel , Instituto Federal Catarinense - ProfEPT Polo Blumenau

Doutor em Educação, professor do IFC; atua no ProfEPT IFC Blumenau

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