O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Ao enviar um artigo para esta revista, você concorda em cumprir a Declaração de Ética e Inaptidão da Publicação.
  • A referências bibliográficas devem também constar no formulário eletrónico. Os itens desta seção devem ter o espaço de um "enter" de distância entre os itens.
  • Os Mapas ou Desenhos Industrias (arquivo suplementar) devem ser submetidos no formato JPG ou JPEG, com resolução em 300 dpi
  • Não será cobrada taxas de publicação ( no charge for article processing charges)
  • Verificar a inclusão correta dos metadados. A não inclusão todas e corretas informações implicará recusa imediata.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • A revisão do manuscrito será feito pelo modelo double blind peer review. Os avaliadores são externos ao Instituto Federal Catarinense.
  • Todos autores devem ter cadastro no ORCID . Os autores devem preencher informações uma pequena biografia sobre os autores e e endereço para correspondência.
  • Os trabalhos submetidos estarão sob a licença Creative Commom “CC BY”
  • A contribuição para revista não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

A revista Metodologias e Aprendizagem ( ISNN 2674-9009 )

  • Não cobra taxa de submissão (no article processing charges).
  • Adota a política de Acesso Aberto (Open Access)

Todos os avaliadores são voluntários . A seguir, infomações e diretrizes para os autores.

1 - Orientações sobre os manuscritos

1.1 - Os manuscritos poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

1.2 - Os resumos (250 palavras) e as palavras-chaves (mínimo 3) devem ser em português, espanhol e inglês.

1.3 - As referências bibliográficas devem também ser inseridas na ficha de submissão da revista com os links ativos.

1.4 - Todos autores devem ter ORCID inseridos nas informações dos autores na plataforma de submissão (site) e não devem ser identificados os nomes dos autores/instituições no manuscrito. 

1.5 – Todos os autores devem informar suas instituições de origem na plataforma de submissão (site), sendo opcional, as informações biográficas.

1.6 - As referências bibliográficam podem ser na versão ABNT ou APA. Ambas com disponibilização o link do DOI.

1.7 - Os manuscritos devem atender às especificações das seções da revista com limite de caracteres.

1.8 - Situações de rejeição da submissão do manuscrito:

  1. a) Não atender a todos os itens anteriores
    b) O manuscrito não está de acordo com o escopo da revista.

1.9 Após verificação e atendimentos do checklist, o manuscrito será encaminhado para avaliação. As diretrizes para os avaliadores estão disponíveis no item 2 deste guia.

1.10 - Os autores dos manuscritos são responsáveis ​​pelas ideias expostas em seus textos e declaram estar de acordo com as diretrizes do COPE (Comitê de Ética em Publicação), que visa estimular a identificação de plágio, más práticas, fraude, possíveis violações da ética, propriedade intelectual e abertura de processos.

1.11- Os autores devem ler nossa  Declarção de ética e inaptidão da revista e visitar os sites do COPE e do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Instituto Federal Catarinense que contém informações para autores e editores sobre ética em pesquisa.

1.12 - Tratando-se de texto que trata de pesquisa envolvendo seres humanos, nos termos das Resoluções 196/1996 e 251/1997 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil, será exigido documento que comprove a aprovação em Comitê ou Comitê de Ética da instituição ou órgão similar país em que a pesquisa foi realizada.

1.13 - A diretriz de Etica da Publicação e Inaptidão da Publicação está disponível neste link.

 

2 - Diretrizes da avaliação dos manuscritos

A diretriz para os avaliadores para os manuscritos está estruturada nos seguintes itens:

2.1 - RELEVÂNCIA DO ARTIGO

- O manuscrito apresenta novidade ou relevância científica (tema, teoria, método, resultado)?

2.2.  - ESTRUTURA TEXTUAL

- O título, o resumo/abstract e as palavras chave representam uma boa idéia do manuscrito como um todo?

2.3 - INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

- O trabalho apresenta uma redação, clara com introdução, a problematização, resultado e discussão do trabalho?

2.4 - REFERENCIAL TEÓRICO

- As referências contemplam o estado-da-arte sobre o assunto?

2.5 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

-  Os métodos e as técnicas descritas estão claros, coerentes e permitem a obtenção de resultados apresentados?

2.6 - ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

-  Há consistência na análise dos dados?

  - A discussão dos resultados é adequada?

2.7 - CONCLUSÃO DO PARECER

- Recomendação Final:

Aprovado (   )   Correções obrigatórias (    )   O trabalho não atende ao escopo da revista  (   ) Reprovado (  )

Todo material encaminhado para publicação está sujeito às deliberações do Conselho Editorial e à ação do Conselho de Revisores.

 

3 - Orientações para as seções da revista:

Para todas as seções, os manuscritos devem constar o título, resumo, palavras-chave (mínimo de 3 palavras-chaves) nos idiomas: português inglês e espanhol.

 

 3.1 - Memorais:

Este espaço é para relatar a trajetória do acadêmico até a chegada aos Programas de Pós-graudação. As publicações desta seção é restrita a convite dos editores.

O manuscrito pode ter de no mínimo de 1000 a 1500 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, independente da fonte.

As figuras devem estar em resolução 300 dpi.

 

3.2 - Artigos:

Seção destinada para artigos de acordo com o escopo da revista.

Sugestão de modelo de documento disponível aqui.

Entende-se que os manuscritos submetidos NÃO estão em processo de avaliação em nenhuma outra revista.

Trabalhos publicados em anais ou conferências deverão ser consultados ao editor.

O documento pode ter de no mínimo de 3000 a 9000 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, independente da fonte.

As figuras devem estar em resolução 300 dpi.

 

3.3 - Mapas e Desenhos Industriais:

A seção Mapas e Desenho Industrial é voltada para divulgação das metodológicas e avanços técnicos e tecnológicos de:

  1. Produtos cartográficos de mapas temáticos;
  2. layout final do produto do desenho industrial.

Nesta seção será composta por dois documentos. O primeiro documento abordará o contexto, as etapas metodológicas e considerações finais do trabalho.  O documento pode ter de 1000 até 3000 palavras (descontando resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, independente da fonte.

Sugestão de modelo de documento disponível aqui.

As figuras devem estar em resolução 300 dpi.

O segundo documento, será o mapa final ou imagem final. Os autores devem submeter como "Resultado de pesquisa” na opção de upload. Sem identificação de autoria.

O layout final pode ser no formato A4, A3 e A2 no formato jpg, jpg2000 ou jpeg, resolução com 300 dpi. Tamanho do segundo documento é no máximo de 10 megabytes.

 

3.4 - Relato de Experiência:

Esta seção é destinada a relato de experiências, apresentação de resultados (finais ou parciais) de atividades que resultaram de pesquisa, atividade de extensão ou ação ensino.  O documento pode ter de 1000 até 3000 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, independente da fonte.

Sugestão de modelo de documento disponível aqui.

As figuras devem estar em resolução 300 dpi. 

 

3.5- Plano de Aula:

A seção Plano de Aula é destinada ao compartilhamento e problematização de planos de aula, sequencias didáticas ou propostas metodológicas que interagem com recursos didáticos (analógicos ou digitais) para promoção e construção do conhecimento.

O documento pode ter de 1000 até 2000 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, independente da fonte.

Sugestão de Modelo Plano de Aula

As figuras devem estar em resolução 300 dpi.