O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Verificar a inclusão correta e completa dos metadados. A ausência de informações implicará a rejeição.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • Todos autores devem ter cadastro no ORCID . Os autores devem preencher informações uma pequena biografia sobre os autores e e endereço para correspondência. O não atendimento implicará a rejeição.
  • As imagens estão no formato JPG ou JPEG, com resolução em 300 dpi e não tem título inseridos no seu corpo. Não editar imagens no word. O não atendimento implicará a rejeição.
  • Ao enviar um artigo para esta revista, você concorda em cumprir a Declaração de Ética e Inaptidão da Publicação.
  • A referências bibliográficas estão de acordo com a APA ou ABNT e não contem traço no caso de repetição do nome da referência. O não atendimento implicará a rejeição.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível. Dê preferência a indicação do DOI.
  • As figuras (jpge) estão com 300 dpi e tabelas estão no formato editável e inseridas no texto e não no final ou anexo. O não atendimento implicará a rejeição.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOCX - Word 2007 ou superior)
  • A contribuição para revista não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

A revista Metodologias e Aprendizagem ( ISNN 2674-9009 )

  • Não cobra taxa de submissão (no article processing charges).
  • Adota a política de Acesso Aberto (Open Access)

Todos os avaliadores são voluntários . A seguir, infomações e diretrizes para os autores.

1 - Orientações sobre os manuscritos

Checklist inicial – Antes da avaliação

1.1 - Os manuscritos poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

1.2 – É obrigatório que todos metadados devem ser preenchidos nos três idiomas (português, espanhol e inglês. O não preenchimento nos três idiomas, implicará a rejeição da submissão.

1.3 - O Título do manuscrito será escrito apenas com a primeira letra em maiúsculo e as demais em minusculo. Se houver um subtítulo, após os dois pontos, apenas a primeira letra em maiusculo. O não atendimento implicará a rejeição.

1.4 – Os metadados que devem estar preenchidos nos três idiomas são: Título, resumo, palavras-chave.

1.5 – Os resumos tem no máximo de 250 palavras e as palavras-chaves (mínimo 3) devem ser em português, espanhol e inglês. O não atendimento, implicará a rejeição da submissão

1.6 - As referências bibliográficas devem também ser inseridas na ficha de submissão da revista com os links ativos.

1.7 - Todos os coautores devem ter de informar o ORCID, Instituição de origem. O não atendimento implicará a rejeição da submissão. 

1.8 - As referências bibliográficas podem ser na versão ABNT ou APA.

1.9 - Em ambas referências, ao usar links, informar preferencialmente o link do DOI.

1.10 – Na repetição do nome da referência bibliográfica, não usar traço. O não atendimento implicará a rejeição da submissão

1.11 - Os manuscritos devem atender às especificações das seções da revista com limite de caracteres.

1.12 - As figuras disponibilizadas no documento devem estar em resolução 300 dpi, no formato jpg, jpeg ou tif.  As imagens não devem conter título em seu interior. O não atendimento, implicará a rejeição da submissão. 

1.12.1 - Quando a figura for composta de várias imagens/ilustrações, estas devem estar em apenas uma imagem. Não editar a imagem no word. O não atendimento, implicará a rejeição da submissão. 

1.13 Após verificação e atendimentos do checklist, o manuscrito será encaminhado para avaliação. As diretrizes para os avaliadores estão disponíveis no item 2 deste guia.

1.14 - Os autores dos manuscritos são responsáveis ​​pelas ideias expostas em seus textos e declaram estar de acordo com as diretrizes do COPE (Comitê de Ética em Publicação), que visa estimular a identificação de plágio, más práticas, fraude, possíveis violações da ética, propriedade intelectual e abertura de processos.

1.15- Os autores devem ler nossa  Declarção de ética e inaptidão da revista e visitar os sites do COPE e do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Instituto Federal Catarinense que contém informações para autores e editores sobre ética em pesquisa.

1.16 - Tratando-se de texto que trata de pesquisa envolvendo seres humanos, nos termos das Resoluções 196/1996 e 251/1997 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil, será exigido documento que comprove a aprovação em Comitê ou Comitê de Ética da instituição ou órgão similar país em que a pesquisa foi realizada.

1.17 - A diretriz de Etica da Publicação e Inaptidão da Publicação está disponível neste link.

 

2 - Diretrizes da avaliação dos manuscritos

A diretriz para os avaliadores para os manuscritos está estruturada nos seguintes itens:

2.1 - RELEVÂNCIA DO ARTIGO

- O manuscrito apresenta novidade ou relevância científica (tema, teoria, método, resultado)?

(  ) Atende   (  ) Parcialmente   ( ) Não Atende

2.2.  - ESTRUTURA TEXTUAL

- O título, o resumo/abstract e as palavras chave representam uma boa idéia do manuscrito como um todo?

(  ) Atende   (  ) Parcialmente   ( ) Não Atende

2.3 - INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

- O trabalho apresenta uma redação, clara com introdução, a problematização, resultado e discussão do trabalho?

(  ) Atende   (  ) Parcialmente   ( ) Não Atende

2.4 - REFERENCIAL TEÓRICO

- As referências contemplam o estado-da-arte sobre o assunto?

(  ) Atende   (  ) Parcialmente   ( ) Não Atende

2.5 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

-  Os métodos e as técnicas descritas estão claros, coerentes e permitem a obtenção de resultados apresentados?

(  ) Atende   (  ) Parcialmente   ( ) Não Atende

2.6 - ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

-  Há consistência na análise dos dados?

  - A discussão dos resultados é adequada?

(  ) Atende   (  ) Parcialmente   ( ) Não Atende

2.7 - CONCLUSÃO DO PARECER

- Recomendação Final:

Aprovado (   )   Correções obrigatórias (    )   O trabalho não atende ao escopo da revista  (   ) Reprovado (  )

2.8 Todo material encaminhado para publicação está sujeito às deliberações do Conselho Editorial e à ação do Conselho de Revisores.

2.9 Quando houver a correção, a devolutiva deverá acontecer em até 15 dias, após o envio do parecer.

2.10 A devolutiva também implica enviar uma mensagem para o editor explicando onde foram feitas as modificações. O não atendimento implicará a rejeição do processo de avaliação.

 

3 - Orientações para as seções da revista:

Para todas as seções, seguem as diretrizes de formatação

3.1 - Tamanho da letra 12 (independente da fonte.) espaço simples, tamanho 12, espaço simples, independente da fonte, usar margens superior/inferior/esquerda/direita padrão Word (2007 ou superior).

3.2 – A estrutura básica não é numerada, sendo: Título (observar o item 1.3),  Introdução, Materiais e Métodos, Discussão, Resultados, Agradecimentos (quando houver), Financiamento (quando houver) e Referências bibliográficas.

  1. 3 - As figuras/imagens devem estar em resolução 300 dpi, no formato jpg, jpeg ou tif. Não usar composições ou sobreposição no word. As imagens não devem conter título em seu interior.

3.4 - As tabelas devem ser editáveis e não transformadas em imagens

 

Memorais:

  1. 5 - Este espaço é para relatar a relação entre o problema da pesquisa com as motivações que o fizeram até a chegada aos Programas de Pós-graduação. As publicações desta seção são restritas a convite dos editores.

3.6 - O manuscrito pode ter de 1000 a 1500 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências)

 

Artigos:

3.7 - Seção destinada para artigos de revisão teóricas e de pesquisa, de acordo com o escopo da revista.

  1. 8 - Sugestão de modelo de documento disponível aqui.
  2. 9 - O documento pode ter de 3000 a 10.000 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências.

 

Mapas e Desenhos Industriais:

  1. 10 - A seção Mapas e Desenho Industrial é voltada para divulgação das metodológicas e avanços técnicos e tecnológicos de:
  1. Produtos cartográficos de mapas temáticos;
  2. layout final do produto do desenho industrial.

3.11 - Nesta seção será composta por dois documentos. O primeiro documento abordará o contexto, as etapas metodológicas e considerações finais do trabalho.  O documento pode ter de 1000 até 3000 palavras (descontando resumo, título, palavras chaves e referências).

3.12 - Sugestão de modelo de documento disponível aqui.

3.13 - O segundo documento, será o mapa final ou imagem final. Os autores devem submeter como "Resultado de pesquisa” na opção de upload.

3.14 - O layout final pode ser no formato A4, A3 e A2 no formato PDF, com resolução com 300 dpi. Tamanho do segundo documento é no máximo de 10 megabytes.

 

Relato de Experiência:

3.15 - Esta seção é destinada a relato de experiências, apresentação de resultados (finais ou parciais) de atividades que resultaram de pesquisa, atividade de extensão ou ação ensino.  O documento pode ter de 1000 até 3000 palavras

3.16 - Sugestão de modelo de documento disponível aqui.

 

Plano de Aula:

3.17 - A seção Plano de Aula é destinada ao compartilhamento e problematização de planos de aula, sequencias didáticas ou propostas metodológicas que interagem com recursos didáticos (analógicos ou digitais) para promoção e construção do conhecimento.

3.18 - O documento pode ter de 1000 até 2000 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências).

3.19 - Sugestão de Modelo Plano de Aula