Sobre a Revista
A revista Metodologias e Aprendizagem ( ISNN 2674-9009 ) é uma revista multidisciplinar. A revista adota a política de acesso aberto, avaliação double-blind review e tem como escopo temas que discutem metodologias e tecnologias no desenvolvimento de pesquisas e inovação tais como:
- Novas abordagens teóricas – práticas para pesquisas concluídas ou em andamento;
- Práticas pedagógicas em disciplinas nas diversas áreas do conhecimento;
- Relato de experiências de atividades aplicadas no desenvolvimento de ações de transferência do conhecimento, produtos de pesquisa, educacionais e de propriedades intelectuais.
- Apresentação e discussão de procedimentos técnicos e tecnológicos para pesquisas
A revista aceita manuscritos escritos em português, espanhol e inglês.
Periodicidade
A publicação da revista é anual (jan – dez) - fluxo contínuo e organizada em volume temático.
Política e Informações de Acesso Aberto (Open Access Information and Policy)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ CC BY] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).
O processo de avaliação pelos pares
O artigo é submetido sem identificação do autor. O editor-chefe verificará os critérios iniciais (check-list) e se atende ao escopo da revista. Uma vez aprovado esta etapa formal (checklist e escopo), o manuscrito será encaminhado para revisão e aprovação de 2 revisores de acordo com a temática do texto (double blind peer review process). Toda revisão receberá o parecer quanto ao mérito do manuscrito (aprovado ou negado). Em caso de empate, o editor-chefe fará a avaliação final. Em caso de necessidade de ajuste, o responsável pelo manuscrito receberá sugestões. Após a devolutiva, caberá o editor verificar os quesitos discutidos e aprovar para publicação.
A revista Metodologia adotou os princípios éticos (Declaração de Ética e inaptidão da Publicação) para revisores e a política Crossmark para os artigos publicados. Os critérios de avaliação da revista estão disponíveis neste link
A Declarção de Ética e Inaptidão da Publicação está diponivel aqui
Seções da Revista
A revista tem 5 seções:
1 - Memorais ;
2 - Artigos;
3 - Mapas e Desenhos Industriais;
4 - Relato de Experiência e;
5- Plano de Aula
Todas as instruções para as respectivas seções poderão ser acessadas em Submissões
Política Antiplágio e más-condutas em pesquisa
Antes de serem enviados para a avaliação pelos pareceristas, os artigos submetidos à Revista Metodologias e Aprendizagem passam por análise prévia de normalização, sendo submetidos ao software PLAGIARISMA (http://plagiarisma.net/) para detecção de possíveis plágios em arquivos de texto.
Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores ou de si mesmos, que eles sejam devidamente citados. Praticar plágio ou autoplágio em todas as suas formas é inadmissível.
Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido referente a indicações apontadas pelos sistemas digitais utilizados.
Caso um plágio seja realmente identificado, o manuscrito será sumariamente devolvido ao autor.
Política de Retratação - Crossmark
Crossmark é uma iniciativa de vários editores da Organização Crossref para fornecer uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão oficial de um documento. Ao aplicar o logotipo da Crossmark, a revista Metodologias e Aprendizado se compromete a manter o conteúdo que publica e a alertar os leitores sobre as mudanças, se e quando elas ocorrerem. Clicar no logotipo da Crossmark fornecerá o status atual de um documento e também pode fornecer informações adicionais de registro de publicação sobre o documento.