Sobre a Revista

Os Anais da FICE (Feira de Iniciação Científica e Extensão) contemplam os trabalhos apresentados no evento que é realizado anualmente pelo IFC - Campus Camboriú.

A FICE é realizada desde 2009 e tem como objetivo divulgar trabalhos de Ensino (monitorias e disciplinas), Pesquisa e Extensão, desenvolvidos por estudantes do ensino médio/técnico, de graduação e pós-graduação de instituições de ensino público ou privado, além de servidores do Campus Camboriú.

Edição Atual

2021: Anais da XII Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE)
					Visualizar 2021: Anais da XII Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE)

A XII FICE tem como objetivo divulgar trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos por estudantes do ensino médio/técnico integrado e subsequente e de graduação de instituições de ensino, público ou privado, do IFC - Campus Camboriú e servidores do IFC - Campus Camboriú.

Os principais objetivos da FICE:
- Incentivar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e o desenvolvimento de projetos científicos;
- Motivar a comunidade acadêmica para a pesquisa científica e para a busca de soluções para os problemas da sua realidade;
- Consolidar os grupos de pesquisa e de extensão nas Instituições;
- Motivar o interesse pela investigação científica em todas as áreas da natureza técnica e humanística, objetivando o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias;
- Proporcionar ao corpo discente, docente e técnico-administrativo a oportunidade de aperfeiçoar atividades de orientação, de extensão e de pesquisa científica;
- Propiciar o contato da comunidade regional com o meio científico, tecnológico e cultural;
- Proporcionar a melhora do processo de ensino e aprendizagem.

A edição da XII FICE foi realizada totalmente virtual devido a pandemia, e a abertura, a apresentação de trabalhos, a premiação e o encerramento, foram transmitidos pelo canal do IFC Camboriú, no YouTube (ifc.oficial.camboriu) e podem ser acessados na playlist XII Feira de Iniciação Científica e Extensão.

Foram inscritos 89 trabalhos, desses, 17 trabalhos de Ensino, 50 de Pesquisa e 22 de Extensão, do ensino médio, graduação e servidores.

Também foram enviados os vídeos dos trabalhos, que estão disponíveis na playlist do evento, disponível no canal do IFC Camboriú, no YouTube (ifc.oficial.camboriu).

Os trabalhos foram avaliados durante o evento e os três melhores trabalhos de Pesquisa do ensino médio técnico foram indicados para participar da MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, edição 2021.

Também foram indicados os melhores trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão para participação da XIV MICTI - Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, edição 2021 e além do melhor trabalho de Extensão para participar do 40° SEURS Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.

Publicado: 2022-12-01
Ver Todas as Edições