PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MECATRÔNICA

Autores

  • Alexandre Weiss Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Ricardo K. Veiga Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Palavras-chave:

Projetos integradores, Manutenção, Prática pedagógica

Resumo

O curso de Bacharelado em Engenharia Mecatrônica do Instituto Federal Catarinense - IFC, criado em 2017 tem como fundamento o tripé: conhecimento, atitude e habilidade. Está estruturado em disciplinas integradoras, num total de seis, totalizando 450 horas, sendo que destas, 360 são de práticas. Estes projetos interdisciplinares, para cumprirem suas funções pedagógicas, necessitam de demandas reais, como aquelas vivenciadas em empresas, instituições ou comunidades. São projetos mecânicos, automatizações ou programações avançadas em sistemas eletromecânicos. Além destes projetos, a disciplina de Gestão da Manutenção, realizada no penúltimo semestre do curso, e com maioria da carga horária prática também necessita de máquinas, instrumentos, equipamentos e acessórios para que se realizem as manutenções com fins didáticos. Neste contexto, este projeto visa atender à necessidade do curso de Engenharia Mecatrônica através da prospecção de ideias de projetos e demandas de manutenção, sejam oriundas de empresas, do próprio Campus ou da comunidade acadêmica. Para isso será utilizada a metodologia de divulgação da ação, retorno de demandas, triagem e entrega da proposta para a coordenação do curso para que sejam aplicadas nas disciplinas já mencionadas. O objetivo, além de viabilizar a execução das atividades práticas das disciplinas, é aproximar a instituição das empresas, reduzir custos de aquisição ou manutenção para o Campus, aproximar a comunidade do campus, além de servir de oportunidade de desenvolvimento humano e profissional do bolsista e demais alunos envolvidos no projeto.

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Publicado

2024-03-21

Como Citar

Weiss, A., & Veiga, R. K. (2024). PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MECATRÔNICA. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5154