PIBID EM AÇÃO
REFLEXÕES SOBRE A OFICINA PEDAGÓGICA CAMINHANDO NO PLANO CARTESIANO
Palavras-chave:
Matemática, Saberes Pedagógicos, ExperiênciaResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca do desenvolvimento de uma oficina pedagógica, bem como sua contribuição para a formação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul. Os bolsistas desenvolveram oficinas pedagógicas sobre o conteúdo matemático de plano cartesiano para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz. A prática teve início em abril, quando os bolsistas planejaram a oficina e elaboraram os materiais a serem utilizados. Em maio, foram realizados dois encontros com a turma. O primeiro foi dividido em duas etapas: a primeira com duração de 35 minutos, foi destinada à realização de um bingo; já a segunda, com duração de 45 minutos, foi feito multiplicações no geoplano. No segundo encontro, que ocorreu no dia seguinte, teve duração de 45 minutos e teve como foco atividades no plano cartesiano em escala real. Tais atividades, tiveram como propósito promover a construção do conhecimento matemático de forma interativa e oportunizar que os alunos fossem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. A experiência vivenciada permitiu que os bolsistas aplicassem seus conhecimentos acadêmicos, e ainda, os possibilitou desenvolver novas habilidades como o planejamento e a organização de aulas. Assim como, os auxiliou no desenvolvimento/aprimoramento de saberes pedagógicos necessários para seu futuro como professor.