OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE RAZÃO E PROPORÇÃO
EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Materiais Didáticos Manipulativos, Laboratório de Educação Matemática, Regra de TrêsResumo
O texto apresenta a experiência de licenciandos em matemática do Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul, e visa refletir acerca do desenvolvimento e aplicação de uma oficina pedagógica sobre razão e proporção para alunos do primeiro ano do ensino médio. Para tanto, os autores se aprofundaram no conteúdo que surgiu a partir das demandas dos alunos, elaboraram a oficina com foco na revisão dos conceitos, fazendo uso de dinâmicas em sala, materiais didáticos manipulativos, tecnologias digitais, entre outros. Na etapa de planejamento os licenciandos realizaram ensaios para adequar o tempo e a oficina às suas quatro etapas: a utilização da Lousa digital; o preparo de uma receita; a exposição dos conceitos com resolução de problemas; e a distribuição e utilização de kits com material didático manipulativo para elucidar o método de resolução (regra de três). Acreditamos que experiências como essa podem contribuir de forma significativa para a formação acadêmica dos licenciandos e para a formação escolar dos alunos. Concluímos que a oficina pedagógica, em todas as suas etapas, foi relevante para a formação dos autores como futuros professores de matemática.