OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE RAZÃO E PROPORÇÃO EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

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Bianca de Mendonça
Joyce Priscila Prochnow
Luis Ricardo de Lima
Orranny Lopes
Neila de Toledo e Toledo

Resumo

O texto apresenta a experiência de licenciandos em matemática do Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul, e visa refletir acerca do desenvolvimento e aplicação de uma oficina pedagógica sobre razão e proporção para alunos do primeiro ano do ensino médio. Para tanto, os autores se aprofundaram no conteúdo que surgiu a partir das demandas dos alunos, elaboraram a oficina com foco na revisão dos conceitos, fazendo uso de dinâmicas em sala, materiais didáticos manipulativos, tecnologias digitais, entre outros. Na etapa de planejamento os licenciandos realizaram ensaios para adequar o tempo e a oficina às suas quatro etapas: a utilização da Lousa digital; o preparo de uma receita; a exposição dos conceitos com resolução de problemas; e a distribuição e utilização de kits com material didático manipulativo para elucidar o método de resolução (regra de três). Acreditamos que experiências como essa podem contribuir de forma significativa para a formação acadêmica dos licenciandos e para a formação escolar dos alunos. Concluímos que a oficina pedagógica, em todas as suas etapas, foi relevante para a formação dos autores como futuros professores de matemática.

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Como Citar
Mendonça, B. de, Prochnow, J. P., Lima, L. R. de, Lopes, O., & Toledo, N. de T. e. (2024). OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE RAZÃO E PROPORÇÃO: EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5148
Seção
Ciências Exatas e da Terra- Matemática